segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Formatura do Proerd reúne 1.200 estudantes



Foi com muita alegria que os 1.200 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) receberam seus diplomas durante a formatura realizada no sábado (06/11), na casa de shows Faraó, no Centro de Itaboraí. Parceria da Secretaria de Educação e Cultura com a Polícia Militar, o Proerd possibilita que estudantes recebam orientação, em sala de aula, sobre os perigos das drogas.


A iniciativa beneficia estudantes do Ensino Fundamental, incluídos na faixa etária de 9 a 11 anos. Durante o semestre letivo, 17 aulas são ministradas por policiais militares habilitados. Os alunos que obtiveram destaque em atividades, dentre elas redação, ganharam bicicletas. “Gostei muito das aulas e pretendo ajudar meus pais nesta difícil tarefa de educar a mim e a meus irmãos”, disse Josiane da Silva, de 11 anos.


Na formatura, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, salientou a importância do trabalho preventivo realizado com os alunos do Ensino Fundamental. “Se cada um de vocês conseguir multiplicar e colocar em prática o que aprenderam durante as aulas conseguiremos minimizar parte dos conflitos existentes dentro das escolas e dentro das famílias”, destacou.


O comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, coronel Marcos Ribeiro, enfatizou a missão do Proerd: reduzir a demanda pelas drogas, o abuso de álcool, os índices de violência e construir uma cultura de paz nas escolas. “Temos o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino, através de metodologia inovadora, dinâmica e cooperativa, visando resultados positivos na garantia da segurança de nossas crianças”, afirmou. O comandante adiantou que o programa vai atender, já a partir do próximo ano, alunos da Educação Infantil.


Também prestigiaram a formatura os secretários de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra; Governo, Luiz Vieira; Transporte, coronel Alcides Menezes, entre outras autoridades municipais.