A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle à Hipertensão e ao Diabetes, promove nesta terça-feira, 16/11, das 8h às 17h, em todos os 34 Postos de Saúde da Família de Itaboraí campanha preventiva e educativa sobre problemas relacionados ao controle e combate ao Diabetes.
A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último dia 14/11. Durante o evento as 45 equipes dos PSF´s estarão realizando aferição de pressão arterial e teste de glicemia para detectar novos casos da doença no município, principalmente naqueles que fazem parte de algum grupo de risco como hipertensos, obesos, indivíduos com altas taxas de colesterol, parentes de diabéticos, mulheres que tiveram diabetes gestacional, mães que tiveram filhos com quatro quilos ou mais e idosos acima de 60 anos.
Os profissionais de saúde também irão orientar as pessoas quanto aos riscos da doença e as complicações decorrentes do mau controle da taxa de açúcar. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle à Hipertensão e ao Diabetes, Leda de Fátima, o objetivo é alertar à população para a necessidade de conhecer, prevenir, diagnosticar e tratar precocemente esta doença, que constitui em grave problema de saúde pública.
“O diabetes é silencioso, não apresenta sintomas. Aqueles que apresentarem valores de glicemia fora dos padrões serão encaminhados para realização de exames mais específicos e posterior tratamento. Se não cuidar, a doença pode levar a cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, doenças cardiovasculares, entre outros problemas mais graves”, explicou.
De acordo com dados do Programa Saúde da Família, cerca de dez mil pacientes, incluindo hipertensos e diabéticos, estão cadastrados no município, recebendo, gratuitamente, medicamentos, materiais para aplicação de insulina, atendimento ambulatorial e acompanhamento médico.
O programa também desenvolve grupos de apoio à família, com realização de palestras e cursos na área da educação e saúde. São oferecidas orientações sobre dieta, atividade física, uso correto da medicação e apoio psicológico. Mais informações no telefone (21) 3639-1852.