Se você tem ou conhece alguém que possui uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, com pouca sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, fique de olho! Pode ser hanseníase.
A Secretaria de Saúde de Itaboraí, através do Programa de Controle da Hanseníase, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde, promove nesta quinta-feira (18/11), das 13h às 17h, a “Campanha da Mancha Dormente” no PSF de Ampliação II. O objetivo é avaliar os casos suspeitos, através da verificação dos sinais e sintomas da doença e, em caso positivo, iniciar imediatamente o tratamento, fornecendo medicamentos.
Quem procurar a unidade de saúde ou receber a visita de um agente comunitário será avaliado por uma equipe composta por dermatologista, clínico geral, enfermeiro, fisioterapeuta, além de auxiliares, que irão fazer o diagnóstico e tratamento imediato dos casos de hanseníase.
De acordo com a coordenadora do programa, Josimar Alves, a estratégia é acelerar a descentralização das ações de diagnóstico e tratamento da hanseníase para as unidades de saúde do município. Com o PSF de Ampliação II, 13 dos 34 postos de saúde já podem atender e tratar o paciente mais perto de casa.
“Muitas pessoas deixam de tratar a hanseníase por preconceito e falta de informação. É preciso que todos saibam que ela tem cura e que os remédios são fornecidos gratuitamente. Mas precisamos detectá-la no início, para que as chances de incapacidade e deformidades físicas possam ser minimizadas”, explica.
Em 2009, foram descobertos 43 casos novos de hanseníase no município, sendo que 91% dos doentes alcançaram a cura. De janeiro até o dia 10 de novembro deste ano foram diagnosticados 38 novos casos, sendo que 75% dos pacientes já tiveram alta do tratamento.
A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de contágio é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e copos. O tratamento dura de 6 a 12 meses, se seguido corretamente, e é feito gratuitamente nos serviços de saúde.
Serviço:
Data: 18/11/10
Horário: 13h às 17h
Local: PSF Ampliação II
Endereço: Rua N, Lote 15, Quadra 61, Ampliação II.
Tel: 3639-1852 (Programa Municipal de Controle da Hanseníase)