Os moradores de São José tiveram uma programação diferente na manhã de sábado (06/11): comparecer à Escola Municipal Maria Cristina Soares Fróes, onde acontecia o Mutirão da Cidadania, uma ação social oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí. O objetivo foi oferecer serviços gratuitos e levar as ações da secretaria aos moradores, para que tivessem conhecimento e pudessem ser inseridos nos programas sociais.
“A dificuldade de acesso e a própria falta de conhecimento do que oferecemos é uma realidade. Por isso resolvemos levar a nossa secretaria à população, e não esperar que ela venha até a nós”, explicou a chefe da pasta, Rosália Soares.
Foram 97 pessoas atendidas, que procuraram auxílio para a retirada de 2ª via de documentos (certidões de nascimento, casamento e óbito), obtenção do Riocard (transporte gratuito para portadores de necessidades especiais), Bolsa Família, atendimento jurídico e tutelar (para mulheres vítimas de violência doméstica), além dos idosos inseridos no programa Conviver com o Idoso.
O tratamento de beleza também não foi esquecido e mais de 20 pessoas tiveram seus cabelos cortados. Foi o caso da dona Eunice Silva Couto, de 79 anos.
O destaque ficou para a recepção da equipe da unidade escolar que, sob a direção da professora Adriana Rodrigues Soares, não poupou esforços para oferecer conforto e bom atendimento aos que lá estiveram presentes. “Fico satisfeita em saber que a nossa comunidade não foi esquecida pelo poder público, que aqui se fez presente para trazer os programas que tanto ajudam os mais necessitados”, disse a diretora.
A Secretaria de Desenvolvimento Social atende na Rua Dr. Pereira dos Santos, nº 10, no Centro, e pelo telefone 3539-2080.