Exposição, música e teatro estão incluídos na programação especial de Itaboraí em comemoração ao Dia Nacional do Samba, nesta quinta-feira (02/11). De acordo com o Diretor de Patrimônio Imaterial da FAC, Allan Motta, o evento é muito especial por reconhecer artistas do gênero musical, que é tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, será aberta a exposição “Nos Passos de Noel”, uma homenagem ao centenário do sambista Noel Rosa. A mostra , uma parceria entre a Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), acontece até o dia 31/01/2011 e reúne fotografias inspiradas nas obras de um dos maiores compositores da história da música popular brasileira. “Nos Passos de Noel” poderá ser vista de segunda à sexta-feira , das 09 às 17h. A entrada é gratuita.
Em um palco montado próximo à Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, se apresentam grandes nomes do samba, como Monarco da Portela e Renato Milagres (compositor e sobrinho de Zeca Pagodinho). A abertura dos shows fica a cargo do Grupo Tá Nem Aí (diretamente da Lapa). Haverá ainda a apresentação da Orquestra de Berimbau do Grupo Elo Capoeira e o espetáculo “Um Bar Chamado Noel”, com direção de Zeca Palácio. As apresentações são gratuitas e têm início às 16h. O ponto máximo da festa, será a entrega do Troféu Sérgio Soares, uma homenagem às personalidades que fazem parte da história do samba de Itaboraí.