A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta os pulmões e outros órgãos. Os sintomas mais comuns são tosse persistente por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa, falta de apetite e emagrecimento acentuado. Para alertar a população sobre estes sinais, a Secretaria de Saúde de Itaboraí vai realizar campanha contra a doença na próxima terça-feira, dia 30/11, das 9h ao meio-dia.
Profissionais de saúde estarão realizando palestras, teatro e dinâmica de grupo, além de distribuir material educativo e informativo para população, com dicas de prevenção e conscientização para quem quiser se informar melhor sobre a doença.
Pacientes que apresentarem os sintomas poderão fazer gratuitamente o exame de baciloscopia, realizado com o escarro do suspeito de ser vítima da tuberculose, que fica pronto em até 48 horas. Quem não puder comparecer neste dia, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o teste. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente na rede pública de saúde durante seis meses, não podendo ser interrompido.
Desde 2007, Itaboraí é referência nacional no tratamento da doença, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, o município, juntamente com Itaguaí, são os únicos do estado a terem conseguido implantar o Tratamento Diretamente Observado de Curta Duração (Dots), indicado pela Organização Mundial de Saúde, em 100% de seus pacientes. Para que não haja desistência, agentes comunitários levam o remédio e acompanham de perto o paciente tomando diariamente a medicação durante os seis meses de tratamento.
O evento acontece no Campo do Real, próximo ao Posto de Saúde de Vila Brasil (Rua Espírito Santo, Quadra 15 Lote 05). Mais informações pelo telefone 3639-1852.