A 17ª Feira do Livro de Itaboraí foi marcada por três dias (10,11 e 12/11) de muita cultura e lazer no Centro Histórico da cidade. Com o tema “Uma viagem pelas páginas da imaginação”, o evento, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura, alcançou seu objetivo: despertar o hábito da leitura, envolvendo o público através de poesias, teatro, contos, músicas e jogos.
Maria Clara Machado, Heloísa Alberto Torres e Noel Rosa foram os homenageados. Exposições, palestras, oficinas, shows e sessões de cinema se destacaram na programação, que levou diversão gratuita a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Alegrando o público presente, a cantora gospel Cristina Mel foi a grande atração da abertura da 17ª Feira do Livro. O segundo dia foi marcado pelo 1º Educanção, festival de música estudantil de Itaboraí, que trouxe músicas inéditas e produzidas pelos próprios estudantes. Inserido no projeto Ita Musical, o Educanção foi iniciado no atual governo do prefeito Sérgio Soares e objetiva inserir o ensino de música como matéria curricular e tornar possível a melhoria de bandas e coros, visando a apresentações de cunho social e cívico. Atualmente o projeto atende 544 alunos da rede municipal de ensino.
Em seu discurso, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, destacou a importância dos festivais. “Parabenizo vocês que se esforçaram para se apresentarem em um evento tão lindo como este. Pretendemos organizar mais festivais envolvendo a comunidade escolar, como festivais de poesias, músicas e hinos para as escolas”.
Ainda segundo a secretária, o grande objetivo do festival é revelar o talento dos alunos e incentivar o gosto e expressão através da música. O 1º Educanção contou com a presença de jurados, que avaliaram música, letra e interpretação dos alunos das cinco escolas concorrentes. Todas as instituições receberam troféus e certificados de participação. Além dos prêmios de teclado, guitarra e violão aos três primeiros colocados.
“Eu e toda escola estamos felizes por fazer parte do 1º festival de música das escolas. Esperamos participar mais vezes”, enfatizou Thiago Ribeiro, integrante do grupo vencedor “Gold Drive” da Escola Municipal Alfredo Torres, com a composição “Deus é o melhor”.
Fechando a programação da última sexta-feira (12/11) a Velha Guarda da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel sacudiu à população com suas apresentações e o CineSesc exibiu o filme “Narradores de Javé”.