A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, inicia nesta segunda-feira, 29/11, a semana de mutirão de testes gratuitos de HIV. A Campanha “Fique Sabendo” 2010 tem como objetivo estimular as pessoas a realizaram o teste para o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS, independentemente de sua sexualidade, além de diminuir o preconceito em relação à doença.
Até o dia 03 de dezembro, moradores da cidade poderão também se informar sobre as formas de contágio e prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis. Também será feita a distribuição de preservativos masculinos. Durante os cinco dias serão realizadas coletas de sangue das 8h ao meio-dia nos Postos de Saúde da Família de Visconde, Pachecos e Jardim Planalto, e em tendas montadas em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, e na Praça Alarico Antunes (em frente as Casas Bahia), no Centro da cidade.
Segundo a coordenadora municipal do programa, Eledir Terra, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão do vírus e garantir melhor qualidade de vida à pessoa contaminada. “É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do HIV. Pode acontecer de alguém ser portador do vírus, não ter conhecimento da doença e continuar a transmitir. Daí a importância do exame, pois uma vez ciente da sua sorologia esse paciente vai adotar medidas de prevenção e não transmitirá a doença”, explicou.
O resultado fica pronto em 15 dias e serão entregues nas unidades em que o paciente realizou o teste. Quem não puder ir durante esta semana, pode fazer o teste no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa durante o ano inteiro.
Dia de Luta
O Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1º de dezembro é celebrado desde 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde, e em Itaboraí, é lembrada desde 2004. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.
A campanha adota o laço vermelho como símbolo de solidariedade e de comprometimento. Foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão. O projeto do laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.
Confira a Programação:
29/11 – PSF Visconde
Praça Itamaraty, s/n, Visconde de Itaboraí
30/11 – Tenda em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior
Avenida Pref. Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia
01/12
8h às 12h: Praça Alarico Antunes (em frente a Casas Bahia)
Avenida 22 de maio, s/n, Centro
A partir das 18h: Ato show em frente a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí.
02/12 – PSF Pachecos
Rodovia RJ-114 Km 13, Pachecos
03/12 – PSF Jardim Planalto
Rua Waldemar Bezerra, Quadra 19, Jardim Planalto