terça-feira, 30 de novembro de 2010

Itaboraí realiza exame preventivo de graça nos PSF´s

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, promoverá um dia de mobilização para prevenção do câncer do colo do útero. Nesta quarta-feira, dia 01/12, das 8h às 17h, os Postos de Saúde da Família estarão incentivando mulheres sexualmente ativas, principalmente na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade, para realizar gratuitamente exames preventivo e das mamas.

De acordo com a coordenadora do programa, Janete Alves, o objetivo é buscar mulheres que nunca fizeram o exame ou estão há mais de dois anos sem fazer. “Servirá também para rastrear nesta população casos de lesões pré-cancerígenas. Além disso, neste dia em que se celebra a luta contra a AIDS, queremos sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis”, alerta.

Segundo a ginecologista e obstetra Valéria Chamusca, médica que trabalha para o Programa Saúde da Mulher, o exame preventivo ou Papanicolaou é simples, rápido (dura cerca de 10 minutos), sem dor e o material é colhido por profissionais capacitados no próprio posto de saúde. Para garantir a eficácia do resultado, a mulher deve evitar relações sexuais nas últimas 72 horas e também não pode estar menstruada.

“Nossa meta é realizar, pelo menos, 20 exames em cada posto, totalizando 680 coletas só neste dia. Inicialmente, um preventivo deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o Papanicolaou pode passar a ser feito a cada três anos. O câncer de colo de útero demora, em média, 10 anos para invadir o organismo feminino. Portanto, quanto mais cedo descobrirmos a doença, mas fácil o tratamento e a cura”, explica. Mais informações no telefone 3639-1852.


Saiba Mais:


O exame preventivo ou Papanicolaou consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice). Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical.