Itaboraí está na final estadual do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), realizado pela Polícia Rodoviária Federal. Na próxima segunda-feira (08/11), no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, os alunos da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba, apresentarão “Alice no País do Trânsito”. Na peça, adaptação do clássico “Alice no País das Maravilhas”, os estudantes mostram as leis de trânsito e as consequências do não cumprimento da legislação.
O espetáculo tem direção do professor de teatro Allan Rangel, que faz parte do projeto “Teatro nas Escolas”, implantado na rede municipal de Itaboraí desde o início do atual mandato do prefeito Sergio Soares. Segundo a diretora da E.M. Geremias de Mattos Fontes, Ariete Teixeira de Oliveira Borges, o projeto trouxe benefícios para os alunos.
“Os estudantes têm a oportunidade de participar de atividade extracurricular dentro da escola. Hoje, a nossa escola oferece teatro, dança e coral. Com as atividades artísticas a concentração melhora, a responsabilidade aumenta e as notas são mais altas. Os alunos sentem mais prazer em vir a escola e estão mais alegres por participarem dos projetos. Estamos na final do Fetran, o que muito orgulha a nossa escola”, afirma a diretora.
Na escola, o clima é de felicidade, otimismo e ansiedade. Para Tamiris Alcântara da Silva, de 12 anos, que interpreta a personagem principal (Alice), todos desejam muito a vitória. No entanto, o mais importante foi ter participado do concurso. A aluna vê o título como uma consequência do trabalho realizado.
“Eu entrei no grupo de teatro sem saber muito bem o que eu iria encontrar e hoje desejo muito ser atriz. Estou desde o ínicio do projeto e, apesar das dificuldades, conseguimos fazer um bom trabalho com o Allan (professor). Queremos muito vencer o Fetran e estamos fazendo tudo para isso, mas só de ter chegado à final já é um prêmio. O nome da nossa escola já foi bem longe, acreditamos que vamos ganhar”, diz, otimista.
Este é o terceiro ano em que é realizado o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), parceria entre oito municípios e a Polícia Rodoviária Federal. Foram realizadas eliminatórias nas cidades, definindo os oito representantes para a final estadual.