terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prefeitura bate recorde de vacinação bovina


Itaboraí bate recorde de vacinação bovina e conclui, antes do prazo, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa. Sete mil animais foram vacinados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca nas últimas três semanas. A conclusão, que estava prevista para início de dezembro, foi comemorada nesta terça-feira (23/11), pelas equipes da Prefeitura.

O secretário Renato Ferreira acompanhou de perto a vacinação dos animais e anunciou que nos próximos meses irá realizar uma campanha de vacinação contra raiva. “No município temos muitas áreas úmidas que se tornam ambientes adequados para a transmissão da doença. Alguns criadouros ficam bem próximos a lixões, pedreiras e abatedouros e são considerados de risco devido à área em que se encontram”, disse.

Na primeira etapa, realizada durante o mês e maio, seis mil animais foram imunizados. O produtor rural que deixar de vacinar ou não declarar a vacinação está sujeito a penalidades, como multas e ainda terá a venda do animal proibida.

Em Itambi, Olegário de Almeida Moreira, 62 anos, recebeu a equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca em sua propriedade e teve seu gado imunizado. “Tenho 25 bois e não paguei nada para vacinar meus animais. A equipe é muito atenciosa. Vieram aqui, vacinaram, conversaram e ainda esclareceram dúvidas sobre doenças e criação dos outros produtores locais”, comentou Olegário.

A secretaria recomenda ao produtor que não estiver com a vacinação dos animais em dia que procure o setor de vacinação da Prefeitura e agende uma visita das equipes de imunização para evitar punição.

A vacinação acontece duas vezes por ano, é gratuita e obrigatória. Para imunizar a criação, basta agendar uma visita das equipes de vacinação na própria Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras, das 8h às 17h). Informações pelo telefone: 3639-1570).