Diretores, professores, funcionários, representantes de alunos, pais e da comunidade escolar estiveram reunidos no Rotary Club no início da noite desta quarta-feira, dia 24/11, para discutir a criação e implementação de Conselhos Escolares nas 74 unidades públicas de educação básica de Itaboraí. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o evento teve como objetivo colocar em prática o princípio constitucional da gestão democrática da educação e fortalecer o regime de colaboração no sistema de ensino.
Durante o encontro, foram abordados temas como natureza, organização e funcionamento dos conselhos escolares; o conselho escolar como espaço de formação e de compromisso com a educação de qualidade; a gestão democrática e o conselho escolar.
Cabe aos Conselhos zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
“Tudo que é feito em parceria e com base no diálogo é melhor para todos. As ações serão decididas juntamente com a direção da escola e de acordo com as determinações legais. O Conselho Escolar visa o bem-estar da escola, onde o foco é o aluno, minimiza os conflitos que podem surgir e avança na qualidade social da educação”, explicou a secretária municipal de educação e cultura, Rosana da Silva Rosa. As eleições para escolha dos conselheiros serão realizadas nos dias 03 e 04 de dezembro em todas as unidades de ensino do município.