terça-feira, 30 de novembro de 2010

Catadores de caranguejo recebem terceira parcela do defeso

Catadores de caranguejo de Itambi receberam na manhã desta terça-feira (30/11), a terceira e última parcela do pagamento realizado nos meses do defeso. O dinheiro foi entregue pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, para 54 famílias que vivem exclusivamente da cata no período em que a pesca do crustáceo é proibida. A partir de amanhã, a pesca do crustáceo já estará permitida.

Neste último mês, a cesta básica entregue às famílias ganhou itens especiais. Panetone, frango e doces para completar a ceia de Natal.

“A terceira parcela foi implantada a pedido dos catadores. Procurei o prefeito e fui em busca do benefício para essa população tão sofrida e necessitada”, frisou Renato Ferreira.
O defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da pesca nos meses de setembro, outubro e novembro.

“Há 50 anos cato neste mangue, ele é minha vida e também a de minha família. Nós que tiramos o sustento dele sabemos o quanto é importante respeitar a natureza e deixar que ela se reproduza nessa época em que temos que nos tornar fiscais. Ficamos de olho para que pessoas de fora venham pra cá catar o caranguejo e acabar com nosso sustento”, explicou Silas Rosa, 65 anos.