quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Saúde de Itaboraí faz mutirão contra dengue no Rio Várzea

Um mutirão contra dengue foi realizado na manhã desta quarta-feira, 16/02, no bairro Rio Várzea. A ação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Estadual de Governo, envolveu 16 pessoas entre voluntários e agentes de combate à endemias para mais uma etapa do movimento “Rio Contra Dengue”, que se destina a prestar informações sobre a doença ao cidadão.

Durante a mobilização, profissionais do município e do estado se uniram para percorrer o bairro em busca de criadouros do mosquito. Cerca de 100 imóveis foram visitados, 50 telas para cobertura de caixas d’água foram colocadas, impedindo o surgimento de novos criadouros do Aedes Aegypti e inúmeros panfletos com dicas de prevenção e conscientização foram distribuídos à população.

“É importante que as pessoas colaborem. Sem ajuda da população não teremos sucesso nesta luta. Os agentes precisam entrar nas casas e os moradores têm de ajudar a evitar o acúmulo de água parada É preciso que cada um faça a sua parte e trabalhe como multiplicador da informação”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), Nilton Ricardo.

O coordenador informa ainda que a Prefeitura de Itaboraí conta hoje com cerca de 267 agentes de endemias trabalhando no combate à doença. Ricardo informou ainda que o programa desenvolve regularmente ações de combate à dengue no município com inspeções dos agentes de saúde, mutirões e atividades educativas em toda cidade. Em 2010 foram realizadas 501.952 visitas, englobando, residências, terrenos baldios e imóveis comerciais, registrados 85 pedidos de atendimento para eliminação de focos e realizados 16 mutirões.

Segundo o último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti), divulgado em outubro, Itaboraí está em situação de alerta. Entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, houve 201 casos suspeitos de dengue em janeiro de 2011. Até o momento, não foi contabilizada oficialmente nenhuma morte neste ano. Sobre o falecimento de uma menina, moradora de Itaboraí, em Niterói, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a morte foi registrada nos números de 2010, já que ela ficou doente no ano passado.

Prevenção

Para evitar o surgimento de larvas, evite deixar água parada em recipientes como pneus, vasos sanitários de residências fechadas, bandejas de geladeira e de ar condicionado, cacos de vidro usados em muros de residências, reservatórios de água, escorredor de prato, bromélias, copos e sacos plásticos, tampas e garrafas vazias, restos de materiais de obra.