sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Consultas e exames com hora marcada a partir de março

A partir do dia primeiro de março a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil implanta nas Policlínicas de Especialidades Médicas Francisco da Silva Rocha, em Nancilândia, e José de Oliveira Filoco, em Manilha, o sistema de consultas e exames laboratoriais com hora marcada. A iniciativa tem o objetivo de humanizar e agilizar o atendimento aos usuários do serviço municipal de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Carlos Alberto Chaves, considera o sistema de consulta por hora marcada um avanço significativo para o município e informa ainda que, em breve, a novidade será levada a todas as Unidades de Saúde da Família, assim que os postos forem informatizados.

“Quem tiver consulta marcada nas policlínicas não precisa mais chegar de madrugada por receio de perder a consulta. Cada paciente será atendido, com qualidade e tranquilidade, no horário marcado. Esperamos que esta medida traga benefícios tanto para a população quanto para a administração pública”, diz Chaves.

A marcação das consultas nas policlínicas será feita pela Central Municipal de Regulação da Secretaria de Saúde: o paciente que necessitar de atendimento médico especializado deve se dirigir ao Posto de Saúde da Família, no qual é cadastrado. O profissional irá avaliá-lo e, caso seja necessário, vai encaminhá-lo para o médico especialista. O dia e hora da consulta serão informados pelo agente comunitário de saúde. O usuário deverá chegar 15 minutos antes da hora marcada para a consulta e levar o documento de encaminhamento e da marcação.

A duração média de cada atendimento é de 15 minutos. Caso o paciente não possa vir à consulta deverá desmarcar com antecedência de, pelo menos, 24 horas. Dessa forma, a unidade de saúde poderá encaixar outro paciente para o horário vago. Mais informações no telefone 2635-1399 ou 3639-1401.