sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Itaboraí lança Nota Fiscal de Serviços Eletrônica


A Prefeitura Municipal de Itaboraí saiu na frente e disponibiliza em seu sistema, a partir do dia 01 de março, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) A Moreninha. O lançamento oficial foi feito pela secretária municipal de Fazenda, Therezinha de Jesus Bastos Freitas, na tarde desta quinta-feira, 17/02, em cerimônia no salão nobre da Prefeitura, que reuniu sociedade civil, militar, empresários e servidores municipais.

A logomarca representativa da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Itaboraí A Moreninha é uma homenagem ao escritor, orgulho da cidade, Joaquim Manuel de Macedo. Lançado em 1844, “A Moreninha” é uma obra de grande importância na literatura brasileira. “Neste momento em que a cidade passa por uma grande transformação e se prepara para tornar-se uma cidade industrial, vimos nesta homenagem uma forma de prosperar sem abdicar de sua história e dos itaboraienses que a construíram e se orgulharam no passado”, explicou a secretária de Fazenda, Therezinha Freitas.

Não faltou à cerimônia lembranças ao século XIX, quando num momento de romance e ternura foi lançada à obra memorável de Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha. Os atores Carina Dias e Douglas Fernando, sob a direção do diretor do Teatro Municipal João Caetano, Sidney Moura, encenaram um esquete teatral do romance.

Logo em seguida, foi feita a apresentação da NFS-e. Exclusivamente digital, simplificará a vida dos prestadores de serviços, dos cidadãos e das empresas da cidade. Dentre os benefícios, estão a segurança e agilidade no processo de emissão, comodidade por não precisar escriturar as notas fiscais no livro fiscal, a eliminação dos erros de preenchimento de documentos, redução dos custos com papel e impressão, além de poder ser utilizada em qualquer lugar do país.

Para o prefeito Sérgio Soares, esta tecnologia é um estímulo aos novos comerciantes e empresários que estão chegando à cidade. “Precisamos correr muito para acompanhar o progresso que virá junto com o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). E é muito positivo para o nosso município conseguir agregar serviços que trarão benefícios à administração pública e aos cidadãos”, disse o prefeito, elogiando e agradecendo a atuação da secretária de Fazenda, que com dedicação, trabalho e aperfeiçoamento constante coloca Itaboraí em condições de receber todo este movimento em torno do Comperj.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itaboraí, José Roberto Salles, a NFS-e aumentará a eficiência e agilidade no trabalho administrativo. “A administração pública se beneficia, pois poderá melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade”, disse. Na ocasião, dois servidores da Secretaria de Fazenda, representando os demais servidores que concluíram o curso BR Office no final de 2010 oferecido pela Prefeitura, receberam seus certificados das mãos do prefeito Sérgio Soares e do vice Rafael Vitorino, como prova dos esforços da atual administração em capacitar seus funcionários. “Estamos trabalhando para oferecer melhores condições físicas e de atendimento à população. Além da tecnologia, temos o compromisso de crescer com ordem e organização”, concluiu Therezinha Freitas.