A Semana da Saúde da Mulher foi prorrogada em Itaboraí. Até sexta-feira (18/02), mulheres itaboraienses vão poder realizar exames preventivos, gratuitos, no consultório ginecológico móvel, instalado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em Venda das Pedras. Exames preventivos de útero (papanicolau) e de mamas são realizados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Hospital Adventista Silvestre, que disponibilizou a unidade móvel, uma médica e uma enfermeira.
Esta é a segunda edição da campanha. Em outubro de 2010, cerca de 200 mulheres foram atendidas pelo projeto. Moradoras da cidade destacaram a importância da iniciativa.
“A gente sabe que é chato, mas é necessário fazer o preventivo. Aqui foi ótimo porque além de ser mais tranquilo, foi feito por mulheres, o que dá mais segurança, não ficamos tão envergonhadas”, afirmou a usuária, Lucia Helena Aguiar Ferreira, de 38 anos.
O exame preventivo será realizado apenas em mulheres moradoras de Itaboraí. As interessadas devem comparecer ao Cram de segunda à sexta-feira, a partir das 8h, com documentos de identidade, CPF e Comprovante de Residência. Serão atendidas 20 mulheres por dia, seguindo a ordem de chegada.
Para um resultado mais preciso dos exames, é necessário a menstruação ter acabado de 7 a 10 dias, que a mulher não esteja fazendo uso de creme ou ducha vaginal, não tenha tido relações sexuais nas últimas 72 horas e faça higiene íntima.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher fica na Avenida 22 de Maio, em Venda das Pedras. Informações pelo telefone 3639-1548.