terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Comitiva da África do Sul visita Itaboraí

O prefeito Sérgio Soares, acompanhado do vice prefeito, Rafael Vitorino e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, Ricardo Guimarães, recebeu na manhã desta terça-feira (08/02), uma comitiva formada por integrantes da Universidade Metropolitana Nelson Mandela, da África do Sul e da Fundação Getúlio Vargas. O encontro teve como objetivo conhecer a experiência da Gestão Municipal, no que diz respeito ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj e reunir informações sobre como se preparar para futuros impactos ambientais, mão-de-obra e outros fatores, que virão juntamente com a construção de uma refinaria em Porto Elizabeth, cidade da África do Sul.

Segundo o Vice-Chanceler da Universidade Nelson Mandela, Derrick Swartz, com a construção do Complexo, Itaboraí se tornou referência, quanto aos impactos causados por grandes empreendimentos. “O maior desafio do gestor municipal é criar oportunidades de emprego para a população local”, disse.

De acordo com o prefeito Sérgio Soares, os impactos negativos são muitos, por isso, a preocupação maior é preservar a população de Itaboraí e reverter os pontos negativos em positivos.

“Hoje, o município tem cerca de 250 mil habitantes. Até o funcionamento da refinaria, irá ultrapassar 350 mil habitantes. Por isso, é necessário profissionalizar a população, para evitar a migração de profissionais de outros lugares. Com a ajuda do Governo Federal e Estadual, queremos oferecer melhores condições de vida à população de Itaboraí. Temos que oferecer boa saúde, educação e infra-estrutura”, disse. Sérgio ressaltou ainda os cursos de qualificação que são oferecidos pela Prefeitura e também o transporte universitário “Jovem qualificado tem mercado de trabalho”, concluiu.

“Não medimos esforços quando a questão se refere à capacitação da mão de obra local. Exemplo disso foi a criação do Centro de Capacitação Profissional e a busca de recursos, junto aos Governos Federal e Estadual, para proporcionar aos moradores locais, novos cursos de especialização”, disse o secretário Ricardo Guimarães.

Ao final do encontro, os conselheiros da Fundação Getúlio Vargas, Gilberto Prado e Heitor Chagas, e o Vice-Chanceler, Derrick Swartz, parabenizaram a receptividade e acrescentou que as informações foram de grande relevância para a Universidade. Novas visitas serão marcadas, a fim de obterem maiores detalhes sobre a construção do Comperj, possíveis problemas e soluções.

Também estiveram presentes na ocasião, a secretária Municipal de Fazenda, Therezinha Freitas e o comandante da Guarda Municipal, Coronel Alcides Menezes.