sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Defesa Civil de Itaboraí investe na formação profissional dos agentes de saúde

Para evitar que os moradores de Itaboraí sejam afetados com os prejuízos e efeitos da tragédia ocorrida mês passado na Região Serrana, a partir do dia 21 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vai abrir cursos gratuitos de qualificação profissional para todos os agentes municipais de combate às endemias e comunitários de saúde.

O anúncio foi feito durante reunião realizada no Rotary Club, na tarde da última quarta-feira, dia 09/02. A proposta é que seja dividido em turmas de, no máximo, 50 alunos. Serão dois dias de curso para cada grupo, num total de 20 horas de duração. Ao final do curso, cada agente irá receber um certificado de participação e um colete que o identificará na comunidade como um “sentinela” da Defesa Civil.

Primeiros socorros, meio ambiente, combate à dengue serão os principais temas a serem transmitidos aos profissionais, que, junto com os homens da Defesa Civil Municipal, poderão ajudar a população em casos de emergência, como desastre, enchentes, epidemias, incêndio e outras calamidades públicas.

“Queremos formar um exército de pessoas voluntárias para trabalhar na prevenção não só contra as chuvas, mas também a toda e qualquer forma de desastre natural ou causada pelo homem. Estes agentes terão a missão de transmitir informações às comunidades sobre situações de risco nas suas áreas de atuação e orientar a população a não construir moradias em locais passíveis de alagamento como margens de rios, canais, córregos ou próximos da linha férrea, entre outras atividades”, explica o subsecretário de Defesa Civil, tenente coronel Edvaldo Côrtes Moreira.

Atualmente o órgão possui um efetivo de seis profissionais. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do no telefone 2635-1121, mas atua em regime de prontidão 24 horas por dia para os acolhimentos e registros de emergências na cidade. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, na Rua Dr. Tavares, nº10, Centro de Itaboraí, das 8h às 17h.