sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saúde de Itaboraí distribuirá 42 mil camisinhas no carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Itaboraí, através do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, pretende distribuir 42 mil preservativos masculinos, além de desenvolver ações preventivas de informação e educação durante os quatro dias de folia. A distribuição acontecerá entre os dias 05 e 08 de março e terá como público-alvo a ala feminina. A campanha pretende incentivar mulheres a promoverem o auto-cuidado, usando preservativo em todas as relações sexuais.

“Estamos seguindo o tema proposto pelo Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais. O foco será o público feminino de 15 e 24 anos, que geralmente se expõe mais durante a folia. E já que o período do carnaval coincide com o Dia internacional da Mulher, aproveitamos para reforçar junto ao público feminino a importância da prevenção”, explica a coordenadora do programa no município, Eledir Terra.

A campanha acontecerá nas festas e nos blocos de carnaval e contará com o apoio dos agentes comunitários que já atuam nas Unidades de Saúde da Família de Itambi, Apolo II, Manilha, BNH da Reta, Outeiro das Pedras e Cabuçu, além da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade.

Exames de HIV

Terminada a folia, a campanha continua com foco no incentivo à realização do exame para diagnóstico. Testes de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo. Serão realizados diariamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Rocha. Mais informações pelo telefone 3639-1852.