terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sala de Situação da dengue começa a funcionar em Itaboraí

Começou a funcionar a Sala de Situação da Dengue na sede da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Itaboraí. O objetivo é monitorar diariamente os casos suspeitos de dengue e mapear as regiões da cidade com maiores índices de infestação pelo vírus. A criação do espaço é mais uma ação do Plano Emergencial de Combate à Dengue para aumentar a eficiência e diminuir o tempo de resposta dos agentes das vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária no combate ao Aedes aegypti.

A Sala de Situação da Dengue reúne também as subsecretarias de Defesa Civil e Atenção Básica, assistência farmacêutica, conselho municipal de saúde e núcleo de educação em saúde. Todas as unidades públicas do município (hospitais, policlínicas, postos de saúde da família) serão preparadas para ampliar o atendimento e receber pacientes com suspeita de dengue.

“As informações estarão centralizadas para facilitar uma ação pronta de combate. O mais importante aqui é a questão da união. Como as informações são trabalhadas diariamente, isso possibilitará que as autoridades possam atacar e dar uma resposta com mais agilidade para qualquer problema que for identificado em uma região”, explicou Berbara ao ressaltar que 267 agentes de endemias atuam no combate ao mosquito, seja na visitação às residências ou em mutirões.

A DENGUE EM 2011

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, houve 201 casos suspeitos de dengue em janeiro de 2011. Até o momento, não foi contabilizada oficialmente nenhuma morte neste ano.

Berbara afirmou que a população não deve esquecer os cuidados necessários para evitar a dengue. “Principalmente nesta época de verão, a gente deve estar sempre lembrando que o mosquito gosta de se reproduzir dentro das nossas casas e nos locais de trabalho. Então, a gente deve evitar qualquer acúmulo de líquido que propicie um ambiente para reprodução do Aedes aegypti”.

As denúncias de locais públicos ou imóveis abandonados que estão servindo de depósito de larvas do mosquito da dengue, podem ser feitas pelo telefone 3639-0617 (Programa Municipal de Combate à Dengue), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h