terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Educação realiza aula inaugural da EJA

Foi a vez da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha, receber a Educação de Jovens e Adultos. Na aula inaugural que aconteceu na noite da última segunda-feira (21/02), os 70 alunos matriculados para as turmas de 2° segmento (5ª a 8ª séries) puderam dar o pontapé inicial para reingresso na vida escolar.

Em seu discurso, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa falou sobre a importância do estudo para a vida do ser humano. “Só em vocês estarem aqui hoje, já mostra o quanto são vitoriosos. Sei das dificuldades que vão enfrentar, muitos têm filhos, esposo, trabalho. Mas lembrem-se, nunca é tarde quando a gente tem um objetivo”, disse.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosínia Fernandes Vieira, a chegada do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro tem aumentado a procura pelo estudo na cidade. “Vimos a necessidade de avançar na Educação de Jovens e Adultos para atender a demanda por trabalho que já está ocorrendo em Itaboraí. Para isso, a população deverá estar qualificada”, disse Rosínia, ressaltando que ainda há vagas para o curso.

A EJA é um segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que tem como objetivo resgatar a cidadania e melhorar a colocação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho, podendo a matrícula ser feita a partir dos 15 anos de idade. Atualmente, 19 escolas municipais contam com a Educação de Jovens e Adultos, com mais de dois mil alunos matriculados.

“Nós abraçamos a EJA com carinho, muitos não acreditavam que íamos conseguir, mas hoje estamos aqui com esses alunos dispostos a vencer mais uma batalha na vida”, disse emocionada a diretora Márcia Valéria de Azevedo.

Na próxima quinta-feira (24/02), às 19h, a Prefeitura de Itaboraí através da Secretaria de Educação e Cultura implanta a Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Prefeito Milton Rodrigues Rocha, localizada na Avenida Carlos Lacerda, s/nº, em Areal.