terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Itaboraí implanta pólo de atenção às pessoas ostomizadas

Já está em funcionamento na Policlínica de Manilha, o Pólo de Atenção às Pessoas Ostomizadas da Região Metropolitana II. Itaboraí é a primeira cidade do Estado do Rio a implantar o serviço de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil. Além do município, pacientes de Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim estão sendo atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social.

De acordo com a assistente social Cláudia Alonso, o pólo presta serviço ambulatorial para garantir atendimento e desenvolvimento às pessoas ostomizadas. “Esse centro de referência realiza ações de orientação para o autocuidado, acompanhamento, prevenção e também o tratamento de eventuais complicações, além de fornecer bolsas coletoras. Todos os casos serão avaliados pela equipe médica que, dependendo da necessidade, pode encaminhar o paciente para outras especialidades”, explica.

Desde 2008 o programa de ostomizados funciona em Itaboraí. Atualmente 75 pacientes estão cadastrados e recebem, mensalmente, um kit contendo 10 bolsas coletoras de colostomia ou urostomia e material como gazes, luvas, álcool, soro fisiológico, entre outros itens, dependendo da avaliação médica. O local também possui banheiro adaptado para ostomizado, com vaso sanitário instalado na altura média dos estomas, visando maior conforto na higiene e na troca das bolsas coletoras.

Ostomizado há apenas um mês e meio, o padeiro aposentado José Gageiro da Silva, 71 anos, morador do bairro Apolo III, estava ansioso para sua primeira consulta pós-operatória. “É a minha primeira visita ao médico desde que fui operado para tirar um tumor do meu intestino. Achei o local bem espaçoso, arejado e tranqüilo, além de estar pertinho da minha casa”, disse. A opinião é compartilhada pela dona de casa Erli Machado, 47 anos, moradora de Sambaetiba e portadora de colostomia há nove meses. “Aqui é mais confortável, bonito e muito organizado. Apesar de estar distante da minha casa, é importante a gente ter o acompanhamento médico de qualidade e com toda a tranqüilidade que nós merecemos”, conta.

Para se cadastrar no programa o portador de ostomia deve levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico e cartão do SUS até a Policlínica de Especialidades Médicas José de Oliveira Filoco, que fica na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha, Itaboraí (ao lado da UPA 24 horas). Telefones: 2635-9577 ou 2635-9296. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Saiba Mais

Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, e a abertura de um orifício externo, por onde o tubo será ligado. Este orifício chama-se estoma.

Como exemplo, a traqueostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias, em que a traqueia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.
Em casos de câncer de intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraídos, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.