quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Catadores de caranguejo recebem benefício do defeso

Catadores de caranguejo de Itambi receberam, na manhã desta quinta-feira (30/09), a primeira parcela do pagamento realizado nos meses do defeso. O pagamento, no valor de um salário mínimo, foi realizado pelo prefeito Sérgio Soares, o vice-prefeito Rafael Vitorino e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira. O benefício vai ajudar no orçamento de 54 famílias no período em que a pesca do crustáceo é proibida.

Os catadores cadastrados, que já recebem nos meses de setembro e outubro, terão um terceiro benefício em novembro, além de cestas básicas. “A terceira parcela foi implantada a pedido dos catadores. Procurei o prefeito e fui em busca do benefício para essa população tão sofrida e necessitada”, frisou o secretário Renato Ferreira.

O defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da pesca de setembro a novembro. “Prometi aos catadores que iria apoiá-los, por isso estou aqui hoje. De setembro a novembro, eles não vão ficar parados. Vamos implantar no cardápio da merenda escolar o peixe que será pescado por estes catadores que estão sem atividade na época do defeso”, afirmou o prefeito Sérgio Soares.

Segundo Renato Ferreira, desde que o Projeto Defeso foi implantado, em 2001, os catadores são conscientizados sobre a importância da preservação ambiental. “Tem 50 anos que cato caranguejo nesse mangue, ele é minha vida e também a de minha família. Nós que tiramos sustento do mangue sabemos o quanto é importante respeitar a natureza e deixar que ela se reproduza nessa época de defeso”, explicou Silas Rosa, de 65 anos.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca informa que, todos os dias, os pescadores devem comparecer ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue, como forma de controle e preservação. Assim, a Secretaria tem identificado e cadastrado pescadores que vivem da atividade. Para quem não é cadastrado, já encerrou o prazo de recebimento do benefício. O próximo cadastramento será realizado entre os meses de junho e julho de 2011.