segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mutirão da Saúde comemora 18 anos do hospital municipal

Nesta quarta-feira (29/09), a população de Itaboraí terá um dia inteiro de serviços de saúde, com caminhada, palestras, orientação e realização de exames. As atividades gratuitas são para comemorar os 18 anos do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

Fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde levarão ações preventivas na área externa da unidade. Estão programadas ações como orientações sobre formas de contágio e prevenção contra o vírus das hepatites A, B ou C, como também sífilis e HIV (vírus transmissor da AIDS), incluindo realização de testes sorológicos no Centro de Testagem e Aconselhamento.

Também estará à disposição da população exames de glicemia, obesidade e aferição de pressão, além da distribuição de preservativos masculinos, material educativo e lanche para as crianças, que também poderão se divertir com brincadeiras e jogos infantis.

Referência na cidade, o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior foi inaugurado durante o primeiro mandato do prefeito Sérgio Soares, em 1992. Quatro anos depois, em seu segundo mandato, conseguiu verba junto ao Governo do Estado para ampliar a unidade, duplicando sua capacidade de atendimento. Atualmente, também atende pacientes oriundos dos municípios de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Magé, Maricá, São Gonçalo e Niterói.

O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior está situado na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia.

Veja a programação:

7h – Caminhada comemorativa dos 18 anos do Hospital Municipal Leal Júnior, com concentração em frente ao prédio antigo da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Desembargador Ferreira Pinto, nº 09, Centro). Presença de funcionários, Banda e Guarda Municipal, Guarda Mirim e integrantes do SOS Alegria (Doutores da Alegria), que pretendem animar e mobilizar os moradores durante o percurso.

8h – Chegada ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

9h – Celebração de missa campal pelo Padre José Otárcio, da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo (Venda das Pedras). Presença da Pastoral da Saúde e Coral Municipal.

10h - Café da manhã no hospital.

11h - Abertura das atividades nas tendas, com apresentação do Coral Municipal.

Tenda 1: Jogos educativos e brincadeiras para crianças (dama, dominó, xadrez, bambolê, bola, massinha)

Tenda 2: Orientação e prevenção em DST, Aids e Hepatites Virais.

Tenda 3: Orientação e prevenção em hipertensão e diabetes, com aferição de pressão arterial, exames de glicemia e obesidade.

Tenda 4: Exposição sobre a história dos 18 anos do Hospital Municipal.

16h – Celebração do aniversário com bolo no refeitório do hospital. Presença de funcionários, diretores do hospital, secretários municipais e do prefeito Sérgio Soares.