quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hospital oferecerá novos serviços à população

A partir do dia 15 de outubro entra em funcionamento mais uma Farmácia Básica Municipal, situada na entrada da Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Rocha Nunes (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior), em Nancilândia, Itaboraí. O órgão distribuirá, gratuitamente, remédios à população, ampliando a assistência farmacêutica na cidade. E também a partir do mês que vem o hospital municipal realizará cirurgias urológicas através de videolaparoscopia, técnica invasiva onde se utiliza uma microcâmera, internamente, em substituição aos olhos do cirurgião, tornando desnecessários os grandes cortes, com menor agressão à pele e à camada muscular do paciente.

As boas notícias na área da saúde pública foram anunciadas durante a comemoração dos 18 anos de construção do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, na quarta-feira (29/09). Cerca de 300 pessoas fizeram uma caminhada entre o prédio antigo da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro, até o estacionamento do hospital, onde foi celebrada missa (foto) em ação de graças pelo aniversário da unidade de saúde com o padre José Otárcio Guedes, da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

Em seu discurso, o prefeito Sérgio Soares relembrou as dificuldades durante a construção do hospital municipal e reforçou a importância de uma rede de saúde pública mais eficiente na cidade.

“Quando assumi meu primeiro mandato como prefeito, em 1989, prometi a meus eleitores que iria transformar este sonho em realidade. Foram dois anos e meio de muita obra, trabalho, dedicação e empenho dos funcionários municipais. Depois de 18 anos, estamos aqui comemorando este aniversário e lutando para que esta unidade continue a atender com dignidade e qualidade à população”, afirmou, emocionado, Sérgio Soares.

A secretária municipal de Saúde, Therezinha Freitas, contou como ajudou o prefeito a conseguir verba para levantar o hospital. “Sendo secretária municipal de Fazenda naquela época, concentramos nossos esforços para erguer o prédio, investindo cada centavo do contribuinte naquele projeto. Hoje, luto para implementar novos serviços, diminuir as filas de espera pelas cirurgias e atender a população de forma mais humanizada”, discursou a secretária.

Durante o dia, foram oferecidas gratuitamente à população ações de promoção à saúde, como palestra sobre planejamento familiar; orientação e prevenção contra DST, Aids e Hepatites Virais; esclarecimentos sobre os danos do tabagismo; aferição da pressão arterial; verificação da glicemia e campanha saúde bucal com aplicação de flúor e distribuição de pastas e escovas de dentes. A criançada se divertiu na cama elástica, bambolê, além de outras brincadeiras.