quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Itaboraí promove II Festival Intermunicipal de Bandas

Em comemoração ao feriado de 7 de setembro, a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí promove, no próximo sábado (04/09), o II Festival Intermunicipal de Bandas. O evento, aberto à comunidade, será realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva.


O festival contará com apresentações de 11 instituições: Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Cáffaro, E.M. Therezinha de Jesus Pereira da Silva, E.M. Guilherme de Miranda Saraiva, E.M. Genésio da Costa Cotrim, E.M. Antônio Joaquim da Silva, E.M. Arquimedes de Andrade, E.M. Auto Rodrigues de Freitas, Ciep 308 – Pascoal Carlos Magno, Centro Educacional Vieira Brum (São Gonçalo), Guarda Mirim de Itaboraí e Banda Municipal.


Todas as instituições farão três apresentações, podendo ser de variados estilos, como marcial, fanfarra e gaita de fole. De acordo com o subsecretário de Projetos Especiais, Athayde Braga, o festival é a oportunidade para as bandas se apresentarem à comunidade, mostrando talentos e o trabalho desenvolvido pelos maestros. “O evento integra as escolas, faz com que os alunos conheçam o trabalho de outras bandas. Além de despertar o interesse pela musicalidade, contribuindo para a inclusão social”, avalia Braga.


O festival faz parte do projeto Ita Musical, iniciado no atual governo do prefeito Sérgio Soares com o objetivo de inserir o ensino de música como matéria curricular e tornar possível a melhoria de bandas e coros, visando às apresentações de cunho cívico e social. Cerca de 500 alunos da rede municipal têm aulas individuais e coletivas com instrumentos de sopro, corda e percussão, além de teoria musical.


A Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva está situada na Avenida Antônio Gomes, 1.220, em Ampliação, Itaboraí. O II Festival Intermunicipal de Bandas começa às 9h.