segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Itaboraí inicia Plano Local de Habitação


Atendendo a uma solicitação do Ministério das Cidades, a Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí está elaborando um Plano Local de Habitação de Interesse Social. O objetivo é mapear o município para garantir moradia à população de menor renda, além de melhorias na infraestrutura e serviços urbanos.

A partir do Plano, o Governo Federal definirá o valor dos investimentos a serem realizados. Como o município terá aumento populacional em virtude da implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e de empresas que se instalarão na cidade por conta do Comperj, a intenção do Ministério das Cidades, em conjunto com a Prefeitura de Itaboraí, é evitar favelização, permitindo moradia e infraestrutura dignas à população.


No último sábado (25/09), a Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda iniciou reuniões com moradores para explicar o Plano Local de Habitação de Interesse Social e discutir os principais problemas das comunidades. Mais de 300 pessoas compareceram às reuniões nos distritos de Itambi (Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira) e Porto das Caixas (Escola Municipal Símaco Ramos de Almeida). Entre as principais exigências da população, mais infraestrutura e atenção nas áreas de Saúde e Educação.


A Secretaria prepara mais duas reuniões para o mês de outubro, no bairro Barreiro e localidade Rato Molhado, em Rio Várzea. Quando finalizado, o Plano Local de Habitação será utilizado como base para planejamento das ações públicas e privadas com o objetivo de melhor direcionar os recursos”, explica o secretário Saíde Abrão.