terça-feira, 28 de setembro de 2010

Orquestra faz apresentação gratuita no Teatro Municipal

Será no dia 1º de outubro a vez da população de Itaboraí se deleitar com música erudita. Às 20h, no Teatro Municipal João Caetano, a Orquestra Barroca da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) apresentará o espetáculo O Barroco Europeu, que faz parte da 3ª Edição do Circuito das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e contemplará também os municípios de Cordeiro e São João da Barra. Os concertos, com entrada gratuita, apresentarão música barroca sueca (Roman), alemã (Bach), francesa (Montéclair e Boismortier), inglesa (Handel) e italiana (Vivaldi). O evento tem apoio da Prefeitura de Itaboraí.

O público terá a oportunidade de acompanhar a apresentação de uma orquestra inteira e uma proposta diferente: ouvir música dos séculos XVII e XVIII na Europa e explicações da doutora no assunto, professora e flautista Laura Rónai. “A música barroca, normalmente, só é apresentada nos grandes centros e são poucos os grupos especializados no tema. Os instrumentos despertam a curiosidade pois a maioria foge do tradicional, tais como a espineta”, afirma Laura, destacando que sua intenção é oferecer uma pequena palestra onde seja possível aproximar o público da essência da música barroca europeia.


A Orquestra Barroca da Unirio surgiu em 2002 a partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que se propunha a ser mais que um conjunto de câmara. Queria ser uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório. O programa passeia por obras de compositores mais conhecidos do gênero como Teleman, Vivaldi e Haendel, assim como personagens mais obscuros do século das luzes, como Monteclair, Caccini e Boismortier.


O Teatro Municipal João Caetano está situado na Praça Marechal Floreano Peixoto, 303, Centro, Itaboraí.