quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Prefeitura amplia benefício aos pescadores


Catadores de caranguejo de Itaboraí ganharam mais um apoio da Prefeitura. Para ajudar no orçamento familiar na época do defeso, período em que a pesca é proibida, além das cestas básicas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca vai liberar para os trabalhadores mais uma parcela do pagamento mensal, no valor de um salário mínimo.


Os catadores cadastrados, que já recebem nos meses de setembro e outubro, terão um terceiro benefício em novembro. O secretário Renato Ferreira deu a boa notícia em reunião com os pescadores, no manguezal de Itambi.


“Desde que o Projeto Defeso foi implantado, em 2001, a preservação é realizada diariamente. Conscientizamos os pescadores, mostrando a importância de ter o ecossistema preservado. O trabalho vem apresentando resultados positivos”, afirma Renato Ferreira.


Todos os dias, os pescadores devem comparecer ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue, como forma de controle e preservação. Assim, a Secretaria tem identificado e cadastrado pescadores que vivem da pesca do caranguejo. Para quem não é cadastrado, já encerrou o prazo de recebimento do benefício. O próximo cadastramento será realizado entre os meses de junho e julho de 2011.


O defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da pesca nos meses de setembro, outubro e novembro. Aproximadamente 75 famílias de Itaboraí vivem da cata do crustáceo, que é comercializado no valor de R$ 1,50 a R$ 2 a unidade.


Biodiversidade - Área de Preservação Ambiental (APA), o manguezal faz limite com a Baía de Guanabara. No total, são 14 mil hectares, cortando os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Magé e Guapimirim. O encontro da água doce dos rios com a água do mar permite a sobrevivência de diversas espécies de caranguejo, além de cobras, capivaras, ariranhas, jacarés e aves.