quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Professores iniciam curso de Diversidade Sexual

A secretária de Educação e Cultura de Itaboraí, Rosana da Silva Rosa, iniciou, nesta quarta-feira (01/09), a segunda edição do Curso de Formação em Diversidade Sexual, Identidades de Gêneros e Gravidez na Adolescência. O projeto, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem o objetivo de possibilitar aos profissionais da Educação amplo conhecimento sobre as questões da sexualidade, para que possam discutir o assunto com os estudantes nas salas de aulas.


“É importante o profissional de Educação estar se atualizando com os variados assuntos que envolvem os estudantes. Desejo um bom trabalho a todos”, disse a secretária na abertura da aula inaugural. O primeiro encontro debateu o tema Construção de Gêneros, abordando homossexualismo, homofobia, compreensão do conceito de gênero, percepção dos comportamentos e a construção social, histórica e política dos sexos masculino e feminino.


“Nosso objetivo é fazer dinâmicas interativas que possam estimular o debate entre os cursistas, reeducando-os para situações do cotidiano. Não podemos transformar a sociedade se não nos transformarmos primeiro”, afirmou a professora Natália Fernandes.


Vinculado ao Programa de Saúde na Escola (PSE) e ao Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), o curso é direcionado a orientadores educacionais, psicólogos escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, além de profissionais da saúde, assistência social, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.


“O interessante é que o curso é dinâmico, trocamos informações e experiências, esclarecemos dúvidas e expressamos nossas opiniões. Muita vezes, por falta de conhecimento com algumas situações e tabus, nós somos injustos e preconceituosos”, destacou a aluna Rayssa Lira.


O curso de Diversidade Sexual é oferecido gratuitamente. As aulas acontecem às quartas-feiras na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas (Rua Jonatas Pedrosa, s/nº, Manilha), das 9h às 16h, até o dia 3 de novembro. Os alunos que atingirem o grau de aproveitamento suficiente receberão os certificados emitidos pela UFRJ.