A Folia de Reis, tradicional manifestação folclórica, ganhará uma publicação especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E Itaboraí será o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber a visita das equipes que irão reunir as informações dos grupos folclóricos. O trabalho começará ainda no segundo semestre de 2010.
O diretor da Fundação de Arte e Cultura (FAC), Allan Motta, afirma que o inventário tem como objetivo avaliar e quantificar os grupos existentes em todo o Estado. Levantamento realizado pela Fundação de Arte e Cultura (FAC) de Itaboraí identificou sete grupos atuantes no município, além de uma associação.
Um dos participantes mais tradicionais da Folia de Reis em Itaboraí é Jasuel Coutinho. Mais conhecido como Mestre Coutinho, ele tem a esperança de que a publicação do Iphan possar contribuir para valorizar a atividade. “A tradição diminui a cada ano. Normalmente as folias são preparadas nas casas das pessoas e com recursos próprios. Precisamos divulgar a Folia de Reis para que a população conheça melhor o folclore brasileiro”, afirma Coutinho.