quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Iphan cataloga Folia de Reis de Itaboraí


A Folia de Reis, tradicional manifestação folclórica, ganhará uma publicação especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E Itaboraí será o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber a visita das equipes que irão reunir as informações dos grupos folclóricos. O trabalho começará ainda no segundo semestre de 2010.


O diretor da Fundação de Arte e Cultura (FAC), Allan Motta, afirma que o inventário tem como objetivo avaliar e quantificar os grupos existentes em todo o Estado. Levantamento realizado pela Fundação de Arte e Cultura (FAC) de Itaboraí identificou sete grupos atuantes no município, além de uma associação.


Um dos participantes mais tradicionais da Folia de Reis em Itaboraí é Jasuel Coutinho. Mais conhecido como Mestre Coutinho, ele tem a esperança de que a publicação do Iphan possar contribuir para valorizar a atividade. “A tradição diminui a cada ano. Normalmente as folias são preparadas nas casas das pessoas e com recursos próprios. Precisamos divulgar a Folia de Reis para que a população conheça melhor o folclore brasileiro”, afirma Coutinho.


História – A Folia de Reis tem cunho religioso e se trata de uma representação cênica e popular da visita dos Reis Magos a Belém, no nascimento de Jesus. O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, pois esta é considerada a data de visita dos Reis Magos a Jesus. Durante os festejos, os grupos visitam as casas da comunidade onde vivem seus integrantes tocando músicas alegres. Além de músicos e cantores, participam dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Entre os instrumentos utilizados estão viola, acordeon, tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico).