quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Campanha incentiva exames preventivos

Um consultório ginecológico móvel ficará à disposição das moradoras de Itaboraí na próxima semana. A iniciativa é parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com o Hospital Adventista Silvestre, que disponibilizará um ônibus onde médicos realizarão exames preventivos de útero (papanicolau) e de mamas. O veículo ficará estacionado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), situado em Venda das Pedras.

Através da Campanha Mulher Seja Feliz, a Secretaria de Desenvolvimento Social pretende conscientizar a população sobre a importância dos preventivos. O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. O auto-exame das mamas deve ser feito todo mês, enquanto o papanicolau, inicialmente, um exame a cada ano.

“A nossa intenção é atender o máximo de mulheres no município. Queremos beneficiar, principalmente, as mulheres que não podem pagar os exames e não têm plano de saúde”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares.

Para um resultado mais preciso dos exames, é necessário que a menstruação ter acabado de 7 a 10 dias, que a mulher não esteja fazendo uso de creme ou ducha vaginal, não tenha tido relações sexuais nas últimas 72 horas e faça higiene íntima.

O atendimento às mulheres será realizado a partir das 8h, de 4 a 8 de outubro. O CRAM fica na Avenida 22 de Maio, em Venda das Pedras. Mais informações no telefone 3639-1548.