quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Posto de Saúde ganha sala de curativos


Já está em funcionamento a sala de curativos do Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, inaugurada na tarde de segunda-feira (20/09) pela Secretaria de Saúde de Itaboraí. O novo setor oferecerá aos pacientes cuidado diário na limpeza, proteção e tratamento de pequenas lesões como escoriações, feridas, cortes, suporte pós-operatórios e pós-suturas.

“Esta sala de curativos foi aberta para oferecer à população mais uma opção de tratamento de ferimentos e ajudar na fase de recuperação de cirurgias. Antes, só a Policlínica de Especialidades Médicas de Nancilândia, anexa ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, oferecia o serviço. Agora, os pacientes terão mais uma opção de assistência, desafogando e descentralizando o atendimento”, afirma a diretora geral da unidade, Jane Andrade.

A sala de curativos conta com três profissionais de saúde (enfermeiro, técnico e auxiliar) e tem capacidade para atender, em média, 30 pessoas por dia. A obra, realizada com recursos próprios da Prefeitura, tem bancada e tanque com ducha, tudo em aço inox. O local também apresenta paredes azulejadas e piso antiderrapante para lavagem e desinfecção da sala.

Para ser atendido, o paciente, munido de receita médica, passará antes por uma avaliação na unidade de saúde para iniciar tratamento. Quem não puder se dirigir até o posto continuará a receber os materiais para realização do curativo no domicílio.

Moradora do Centro, Juraci Pereira de Souza, de 57 anos, sofreu queimadura no braço direito. “É muito bom ter essa nova sala de curativos. Agora vou voltar todos os dias para fazer a limpeza corretamente com a enfermeira”, afirmou.

Além da sala de curativos, a unidade também oferece clínica médica, pediatria, endocrinologia, nutricionista, odontologia, vacinas, teste do pezinho, puericultura, acompanhamento ao hipertenso, ao diabético, aos cadastrados no bolsa família e distribuição de seringas.

O Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha fica na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro, Itaboraí. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3639-2414.