quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Crianças e jovens visitam o Piscinão


Nesta quarta-feira (15/09), crianças e jovens atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e ProJovem Adolescente, ambos coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí, visitaram o Parque Ambiental Praia das Pedrinhas, no Piscinão de São Gonçalo. O passeio reuniu moradores dos bairros Vila Esperança, São Joaquim e Itambi.

“A visita ao parque é muito importante, pois traz uma integração entre os grupos de localidades diferentes. Muitas dessas crianças e adolescentes não têm acesso a lazer. Sem contar o conhecimento. Aqui, eles vão visitar uma estação de tratamento de águas e saber mais sobre a natureza. Nosso objetivo é expandir o horizonte deles”, explicou a coordenadora do ProJovem Adolescente, Jussara Soares.

Para começar bem o dia, guias do parque convidaram os visitantes a participarem de uma ginástica com muitas brincadeiras. A primeira parada da visita aconteceu na Estação de Tratamento de Águas, no interior do piscinão. Lá, os alunos tiveram uma lição de sustentabilidade, já que a água utilizada no lago artificial é tratada no próprio local, ajudando a natureza.

Em seguida, os instrutores levaram crianças e adolescentes a um tanque onde ficam espécies de peixes que vivem na Baía de Guanabara. Um dos momentos mais emocionantes foi a visita ao manguezal. No local, foi possível ver a vida e o lixo convivendo lado a lado. Para Karine da Silva, de 16 anos, uma condição terrível para os animais. “Muito triste ver os caranguejos convivendo com tanto lixo. Os bichinhos têm muita dificuldade no meio de tanta poluição. Isso é horrível, mas serve de alerta para que a gente pense antes de jogar lixo nas ruas e nos rios. Já sabemos a consequência”, afirmou.

Para finalizar o passeio, que aconteceu sob sol forte, uma parada para fotos com o mascote do parque, o caranguejo “São Gonça”, e o que todos esperavam: mergulhar no piscinão e relaxar por algumas horas.