O sonho de ver o asfalto na porta de suas casas já é uma realidade para os moradores do bairro Nancilândia, em Itaboraí. A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo realizou 2.800 quilômetros de saneamento e pavimentação.
As intervenções também contribuíram na melhoria da qualidade de vida da população. É o que afirma a dona de casa Rosa Pereira dos Santos (foto). “Minha neta, de 14 anos, tinha uma alergia crônica. Nós rezávamos para chover, tamanha a poeira que havia aqui, mas agora isso não existe mais”, diz, satisfeita, a moradora da Rua 18.
Agora, as calçadas também estão sendo construídas em regime de mutirão. “A pavimentação e a rede de saneamento animaram os proprietários a também fazerem obras para melhorar a aparência em frente às casas”, afirma Rosa.
Desde dezembro de 2009, quando a Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo iniciou as obras no local, funcionários enfrentaram muitas dificuldades, mas não desanimaram em ver o bairro de cara nova.
“Foi uma obra que trouxe muitas dificuldades por causa do sol escaldante dos primeiros meses do ano, os temporais que alagaram nosso município, além de todos os feriados que tivemos. Tudo isso prejudicou o andamento, mas depois de muito esforço conseguimos chegar ao fim”, explica o secretário de Obras, Serginho Soares.
No total, foram seis ruas que receberam drenagem e pavimentação, somando 2.800 quilômetros de intervenções. Na Rua Felipe Pelegrino, por exemplo, foram 300 metros de asfalto. Na Guilherme de Marins, 350 metros. As ruas 18 e 19 somam 400 metros de rede de esgoto e asfalto. A Avenida Edivilson Barreto Cardoso também recebeu saneamento e pavimentação em 450 metros de extensão; e por último a Estrada Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, com 600 metros.