sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sine Itaboraí é aberto à população

Seis meses após anunciar a implantação do Sine em Itaboraí, o ministro Carlos Lupi cumpre sua promessa e volta à cidade para a inauguração do posto, nesta sexta-feira (10/12). Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento, que reuniu o prefeito Sérgio Soares, o vice Rafael Vitorino, além dos secretários de Governo, Luiz Vieira; de Habitação e Integração Regional, Silvia Lessa; de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, além de vereadores e representantes de municípios vizinhos.

“Venho lutando desde o início da minha gestão para a implantação do Centro Nacional de Empregos. Já encaminhamos inúmeras pessoas para o mercado e este trabalho vai continuar. Muitas vezes o empregador exige alguma qualificação, por isso estamos oferecendo diversos cursos profissionalizantes. Temos que capacitar nossa população”, discursou o prefeito Sérgio Soares.

Através da Secretaria de Trabalho e Renda, o posto vai oferecer cadastros de vagas oferecidas pelas empresas. No órgão, o cidadão vai poder requerer Carteira de Trabalho, solicitar seguro-desemprego, obter informações sobre direitos e deveres do trabalhador e também inscrever-se em cursos profissionalizantes.

“O povo de Itaboraí precisa de mais oportunidades de emprego. Há muita gente desempregada em nossa cidade. Quero me inscrever e já trouxe meu currículo, preciso muito trabalhar,” disse a moradora Marília da Assunção.

Muito aplaudido, Carlos Lupi alertou a população para a importância de ter uma qualificação profissional. “Nosso governo está investindo bilhões de reais no Pólo Petroquímico, que nos próximos 10 anos vai gerar 200 mil empregos. A cidade vai dobrar neste período e vocês precisam se preparar, correr contra o tempo. Itaboraí tem tudo para um futuro promissor,” disse o ministro, parabenizando ainda o secretário de Trabalho e Renda, Saíde Abrão, pelo espaço montado para receber a população.

“Do Sine o trabalhador vai passar por uma triagem e ser encaminhado diretamente à empresa onde fará a entrevista. Alerto e confirmo tudo o que já foi dito aqui anteriormente. Itaboraí está crescendo, os empregos estão vindo e nossa população não pode ficar parada”, explicou Saíde.

A sede do Sine fica na Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro. O atendimento será realizado das 8h às 17 horas.