quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Prefeitura vai licitar a construção de três Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de Itaboraí vai licitar, em janeiro de 2011, a construção de três Unidades de Saúde da Família nos bairros Grande Rio, Jardim Fluminense e Monte Verde, localizados respectivamente nos distritos de Itambi e Manilha. A informação é do Prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, transmitida numa entrevista para rádio durante Assembleia da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, na última quinta-feira. A ideia é que estes novos postos, que irão substituir os atuais em funcionamento, proporcionem à população melhor atendimento e adequadas condições de trabalho aos funcionários.

Na ocasião, o prefeito, que foi homenageado, reforçou a importância do trabalho dos agentes comunitários e do Programa de Saúde da Família. Segundo ele, o serviço ajuda a diminuir o fluxo de atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

“O ano que vem será de grandes realizações para a saúde de Itaboraí. Daqui há 15 ou 20 dias estaremos licitando a primeira obra de construção de um PSF no 7º distrito, que vai ser construída ao lado do Colégio Municipal Alberto Torres, e de outro, no Grande Rio, onde o atual funciona em um imóvel alugado. Além disso, concluímos a reforma de nove unidades de saúde e vamos continuar reformando outros PSFs,” ressaltou Sérgio Soares. Atualmente, existem 34 postos de saúde da família em funcionamento e cerca de 85% da população é coberta por esse serviço.

O prefeito também falou sobre a construção do Hospital da Mulher e a expectativa da inauguração da UPA 24 horas. “Estamos trabalhando, junto ao Governo do Estado, para transformar o Hospital Estadual João Batista Cáffaro no Hospital da Mulher. Se isso não for possível, vamos tentar alugar a Clínica de Cirurgia Plástica do Dr. Luzimagno, que fica em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, e colocar o Hospital da Mulher lá. Também estamos aguardando a inauguração da UPA 24 horas para janeiro ou fevereiro”, declarou. A Unidade de Pronto Atendimento, viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura e os Governos Estadual e Federal, está sendo construída às margens da Rodovia BR 493, km 0, ao lado da nova Policlínica de Manilha. Cerca de 90% das obras já estão concluídas e pretende beneficiar ainda mais os moradores dos bairros de Manilha e Itambi.

Na mesma cerimônia, o prefeito ainda garantiu que vai levar o Atendimento Municipal de Emergência (AME) aos moradores de Sambaetiba e de Itambi. Estes centros de saúde funcionarão nos moldes da UPA, com atendimento 24 horas à população. A unidade contará com ambulâncias, clínica médica e odontologia, além de exames laboratoriais, salas para sutura, medicamento e nebulização.

"Este é um compromisso meu. Sou médico e sei da importância de atender a todos, com carinho e responsabilidade. Por isso, logo no meu primeiro mandato, construí, com recursos próprios, o primeiro e único hospital municipal, que até hoje funciona e atende moradores de Itaboraí e de cidades vizinhas. Espero poder dar continuidade a este trabalho e, com isso, dar sustentação ao eleitor na hora de votar”, frisou Sérgio Soares.