quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Itaboraí realiza encontro de alunos especiais

Emoção e alegria marcaram a confraternização dos estudantes atendidos pelo Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem), na manhã desta terça-feira (21/12), no Rotary Clube. O evento reuniu centenas de pessoas, incluindo pais, responsáveis, estudantes e profissionais da Educação. A programação contou com atrações apresentadas pelos próprios alunos, entre música, poesia, contação de história e dedicatória aos pais. Em clima de Natal, Papai Noel esteve no local e distribuiu presentes para as crianças.

O prefeito Sérgio Soares elogiou o trabalho realizado pela Secretaria de Educação e Cultura. “Quero desejar a todos vocês um Natal de paz e um Ano Novo repleto de alegrias. Nosso governo terá muitas realizações para o ano de 2011, em áreas como Saúde, Educação e Obras”, disse.

Presente ao evento, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, mostrou a importância dos pais na vida dos alunos do Napem: "Quero parabenizar aos responsáveis pelos estudantes por todo carinho e a toda equipe do Napem pelo cuidado com essas crianças. Vocês são importantes para o desenvolvimento de cada um deles, tratando-os com amor e carinho”, ressaltou.

Uma importante ferramente para detectar abusos sexuais foram entregues aos profissionais do Napem. Agora, bonecos anatômicos, vão auxiliar no trabalho dos médicos e assistentes sociais. Segundo o diretor da Divisão de Psicologia da Secretaria Municipal de Educação, Marcos André Torres, os bonecos são primordiais para um trabalho de qualidade dos psicólogos. “Com este instrumento poderemos investigar, juntamente com o apoio dos assistentes sociais, os casos de abusos sexuais, violência doméstica, entre outros”, esclareceu Marcos André.

Outra novidade para os alunos do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico serão as aulas de balé. A partir de 2011, os estudantes farão parte do projeto “A arte do Ballet”. Criado pelo prefeito Sérgio Soares, o projeto é uma atividade extracurricular que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, melhora a autoestima, além de promover a integração entre os alunos. Atualmente o projeto atende 300 crianças divididas em dois diferentes polos (Centro e Reta), com idade entre 4 e 14 anos.

“O trabalho realizado pelo Napem é um trabalho de formiguinha, cada pequena conquista é uma vitória. O Napem não é formado apenas por profissionais, mas por seres humanos, que nos tratam com muito amor e carinho. Tenho aqui como minha segunda casa”, disse emocionada, Alexandra Barbosa, que tem tem seu filho assistido pelo Núcleo.

Oferecido aos estudantes da rede municipal que apresentam algum tipo de dificuldade no aprendizado, o Napem atende atualmente 630 alunos divididos em três diferentes polos: Nancilândia, Manilha e Reta, atendendo da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes são assistidos por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. No programa, as crianças também participam de oficinas de pintura e orientação familiar para pais e responsáveis.