terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pescadores fornecem merenda escolar

Uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura está levando peixe para as refeições dos cerca de 32 mil alunos da rede municipal de ensino. Especialmente hoje, 07/12, o alimento foi oferecido pela primeira vez no prato dos estudantes. A entrega dos 300 kg do pescado foi feita pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí na última semana.

Um entreposto de pesca recém inaugurado em Itambi está beneficiando 78 profissionais que tiram do mangue e do mar o sustento de suas famílias. Agora, além de catar caranguejo, eles poderão pescar e vender à Secretaria de Educação. O local ganhou frigorífico e equipamentos para realizar o corte dos peixes em filés.

“Queremos oferecer a essas famílias uma renda extra. O homem pesca, a mulher prepara a filetagem para a venda. Isso é a agrocultura familiar e é isso que quero ver aqui neste local.”, disse aos pescadores ao realizar a primeira entrega para a merenda.

A atitude deu certo e Adilson de Souza, 26 anos, já colhe os resultados desta inicitiva. “Vivo deste mangue há 15 anos. Antes eu catava só o caranguejo, agora eu pesco, consigo tirar uma renda maior e ajudo minha família”, explicou.

Segundo a Associação de Caranguejeiros e Pescadores de Itambi, bagre, tambaqui, pacu, carpa e robalo são os peixes mais pescados nos rios locais. “Nosso pescado tem qualidade, as águas dos rios foram analisadas por engenheiros sanitaristas e aprovadas”, destacou o pescador Flávio Diniz Gaspar Lontro, de 46 anos.