quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Secretaria de Educação realiza eleições para Conselhos Escolares

Na próxima sexta-feira (03/12) e sábado (04/12) haverá eleição nas escolas municipais de Itaboraí. Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, o momento democrático é para escolher os conselheiros escolares. Cada chapa poderá ter de 7 a 21 membros, dependendo do número de alunos matriculados na instituição. A chapa é formada por representantes de professores, funcionários, alunos, pais ou responsáveis, comunidade local e diretor.

Cabe aos Conselhos zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

As eleições acontecem em todas as 74 unidades escolares municipais. Na sexta-feira (03/12), será durante o horário de funcionamento das escolas. Já no sábado (04/12) das 8h às 12h. Para votar é necessário idade mínima de 12 anos. Vota também a comunidade local com o documento de identidade, além dos pais e responsáveis. O voto é secreto e depositado em urna. O resultado das eleições será apresentado na próxima terça-feira (07/12).