quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Centro de Capacitação e Sala do Empreendedor completam um ano

Resultados positivos. É assim que o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, Ricardo Guimarães, define os 12 meses de existência do Centro de Capacitação Profissional e da Sala do Empreendedor. A Secretaria comemora o aniversário nesta quinta-feira, dia 09 de dezembro, com expectativas para o próximo ano.

Com 3 mil e 800 alunos matriculados, o Centro de Capacitação busca a qualificação dos cidadãos e a sua inserção no mercado de trabalho, através de cursos gratuitos de Informática, Inglês, Espanhol e Técnicas de Comunicação e Expressão na Língua Portuguesa (TCE). “É uma inciativa muito boa do atual governo, pois gera nos alunos uma perspectiva positiva em relação ao futuro e, consequentemente, a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. As aulas são interativas, dinâmicas e um espaço de troca de conhecimentos”, afirmou César Ramalho, aluno de TCE.

A ampliação dos cursos já oferecidos, com capacidade para atender, simultaneamente, cinco mil alunos, criação de cursos na área de Turismo e Hotelaria, realização de cursos em parceria com o Sebrae e outras entidades para a qualificação e aprimoramento de gestão do empresário, além de capacitação da mão de obra local, são algumas metas da Secretaria para 2011. “O nosso foco é oferecer oportunidades de aprendizado à população, formalizar os pequenos empreendedores e proporcionar condições favoráveis para o estabelecimento de novos empreendimentos”, concluiu Guimarães.

Os alunos inscritos contam com uma equipe de professores experientes e qualificados, salas climatizadas, equipamento audiovisual, apostilas coloridas e todo material de apoio gratuito. Os cursos são ministrados na Faculdade Omni, de segunda a sexta-feira, em dois períodos, manhã e tarde. Aos sábados são disponibilizadas duas turmas, no horário da manhã, para os alunos que não podem estudar durante a semana.

Já a Sala do Empreendedor tem como objetivo a formalização de microempreendedores individuais (MEI). Em parceria com a Secretaria Municipal de Fazenda, possibilitou ao contribuinte menor oneração e maior agilidade no atendimento ao MEI. “Hoje, trabalho com consciência tranquila, sem preocupação de chegar uma fiscalização. Antes, era uma barreira muito grande na hora de comprar mercadorias, pois não possuía CNPJ, agora não tenho mais esse transtorno”, disse Ana Diuza Ferreira, proprietária de uma loja de aluguel de roupas de noivas, Centro de Itaboraí.

De acordo com a Coordenadora dos Projetos, Talita Camacho, a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), no município trará muitas mudanças, principalmente no setor econômico. “A grande preocupação é preparar Itaboraí, tanto a população quanto os empresários, para absorver, de forma ordenada, o impacto que irá ocorrer nos próximos anos.

Para obter mais informações, O Centro de Capacitação e Sala do Empreendedor estão situados à Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, sala 2, Centro, Itaboraí.