Segundo Joarez Fonseca, assessor técnico da Assessoria de Ciência e Tecnologia, no mês de julho de 2010 a rede computacional se encontrava sem a infraestrutura de rede fibra óptica. “Por isso manteve a média de solicitações habituais”. Já no mês de agosto, quando foram implantados os serviços da rede de fibra óptica, ocorreu um grande aumento de atendimento devido a esta nova tecnologia.
Ainda segundo Juarez, no mês de setembro, por conta da entrada na fase de configuração do appliance (roteador) e switchs gerenciáveis, assim como a reestruturação lógica da rede e políticas de acesso, há uma brusca redução nos atendimentos. No mês de outubro de 2010, o número de atendimentos diminui ainda mais, chegando aos níveis mais baixos já registrados com a rede lógica e a fibra óptica implementadas, pois entraram na fase de configuração dos serviços e sistemas.
“Ao notar a grande redução no número de atendimentos e reparos nas secretarias e órgãos da Prefeitura, temos a certeza de termos aumentado a produtividade, agilidade das ações e maior rapidez no atendimento ao munícipe em toda a gestão municipal. Com isso é possível evidenciar que as melhorias na área tecnológica estão favorecendo cada vez mais a vida dos cidadãos, no sentido de diminuir o tempo de atendimento e aumentar cada vez mais a qualidade dos serviços públicos, assim como a melhora constante no ambiente de trabalho e suas ferramentas para o servidor público, afirma a secretária de Fazenda ,Therezinha Freitas.
Segundo o assessor de Ciência e Tecnologia, Djones Braz, o tema “tecnologia” é mais do que simplesmente aquisição de equipamentos, instalação e configuração. “É trazer a aplicabilidade da tecnologia com a usabilidade e metas de resultado para convergirem entre ambas as partes, e isso tem tornado a Gestão Pública de Itaboraí mais dinâmica, rápida e flexível nas suas ações e planejamento estratégico das metas”, explicou.