segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Semana Cultural movimenta Itaboraí

As comemorações da Semana da Cultura de Itaboraí, este ano, foi em grande estilo e trouxe ao município dezenas de nomes da música brasileira. Aberta no dia 26 de novembro pela Secretaria Municipal de Cultura, teve seu encerramento na última quinta-feria, dia 02/12, culminando com o Dia do Samba. Na ocasião foi aberta da exposição “ Nos Passos de Noel Rosa”, que ficará disponível para visitação até o dia 31 de janeiro de 2011.

No mesmo dia houve também a entrega do Troféu Sérgio Soares a compositores de samba local, feito por Serginho Soares, representando seu pai, o prefeito Sérgio Soares, que não pode comparecer devido a outros compromissos políticos. “É a oportunidade de agradecer a todos vocês que contribuem para o enriquecimento histórico do nosso município”, falou Serginho.

Nomes como Mônica Costa, Valer Costa, Valcimar, Barnabé de Almeida, José Pacheco, José Astolfo, Dario do Pandeiro, Hiderzio Vianna, Sidney Moura e Arilson receberam homenagens dos secretários municipais de Educação, Rosana da Silva Rosa; Esporte e Lazer, José Carlos Cobra, e dos subsecretários de infra-estrutura, Aldemir Vieira e de Projetos Especiais, Athaíde Braga. Também entregaram troféus Allan Mota (diretor da Fundação de Arte e Cultura), Erivelto Carneiro (gerente do Banco do Brasil da cidade), entre outros.

Muito samba de raiz no palco montado em frente ao Teatro Municipal João Caetano animou a noite dos presentes. Se apresentaram o compositor, partideiro e portelense integrante da Velha Guarda Monarco da Portela, acompanhado de Renato Milagres (sobrinho de Zeca Pagodinho), Grupo Tá Nem Aí da Lapa, o musical “Um Bar Chamado Noel”, e a Orquestra de Berimbau do Grupo Elo Capoeira.

Entusiasmano, o presidente da Fundação de Arte e Cultura, Sérgio Espírito Santo, aproveitou para divulgar a novo projeto, em parceria com o governo do Estado, que levará arte às comunidades carentes: “ A partir de 2011 colocaremos em funcionamento Pontos de Cultura, onde haverá música, dança, teatro, e outros tipos de arte mais próxima às comunidades” disse, lembrando o grande incentivador do samba na cidade que é o prefeito Sérgio Soares. “ Ele foi o único que sempre investiu nas escolas de samba do município. Não foi ele quem as transformou em blocos de carnaval,”declarou.

Nos dias anteriores marcaram presença em Itaboraí nomes como marcelo Yuka (Fundador do O Rappa); Loro Jones e Fred Nascimento (Ex-Capital Inicial); Toni Platão e Banda Rodnei; Fausto Fawcett; Outline, Bira Rasta, Banda Jude, Claudio Salles, Banda Garotos sem Preconceito, Grupo Oldstar, Carlos Maltz (Engenheiros do Havaí), entre outros.