quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Itaboraí é pioneira na tecnologia de Fibra Óptica em todo Conleste

A Prefeitura Municipal de Itaboraí fecha 2010 com avanços, principalmente na área tecnológica. Já foi concluída e gera bons resultados a implantação da rede de fibra óptica na administração pública. A tecnologia permitiu interligar os 14 prédios da administração municipal e a expansão dos programas de gestão municipal e implantação de rede de computadores e de comunicação com a tecnologia Voip e Teleconferência.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Therezinha Bastos Freitas, o lançamento da fibra óptica proporcionou mais rapidez e interação nas tramitações processuais municipais, “já que nem todas as secretarias tinham acesso ao sistema de gestão municipal, o que dificultava e retardava a tramitação de processos nos diversos setores da prefeitura”, destacou. Ainda segundo ela, a grande vantagem da fibra óptica foi a transmissão de dados, de sinais, voz e imagens com um tráfego de grande quantidade de informações em alta velocidade.

Prova disto está na apresentação de dados referentes à suporte e manutenção realizados em todas as secretarias e órgãos da municipalidade, apresentados nesta primeira quinzena de dezembro pela Assessoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Fazenda. De acordo com estes dados, grandes mudanças ocorreram à medida em que a configuração dos equipamentos e o serviço da rede de fibra óptica foram implantados.

Segundo Djones Braz, assessor da Assessoria de Ciência e Tecnologia, houve uma brusca redução nos atendimentos por conta da entrada na fase de configurações, assim como a restruturação lógica da rede e políticas de acesso. No mês de outubro de 2010, por exemplo, o número de atendimentos diminuiu, chegando aos níveis mais baixos já registrados com a rede lógica e a fibra óptica implementadas.

“Ao notar a grande redução no número de atendimentos e reparos nas secretarias e órgãos da Prefeitura temos a certeza de ter aumentado a produtividade, assim como ter dado mais agilidade às ações e maior rapidez no atendimento ao munícipe. Com isso é possível evidenciar que as melhorias na área tecnológica estão favorecendo cada vez mais a vida dos cidadãos,” afirmou a secretária de Fazenda, Therezinha Bastos.