quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Centro de Capacitação realiza Formatura das turmas de Informática

Sentimento de realização. Essa foi a definição dos jovens formandos das turmas do curso de Informática. Cerca de 300 alunos receberam certificados de conclusão do curso, na última terça-feira (21/12), no Teatro Municipal João Caetano. Durante nove meses, os estudantes participaram das aulas de qualificação gratuitamente, ministradas na Faculdade Omni, com o objetivo de capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho. Uma iniciativa da Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

“Esse é o momento de nos preparamos. Temos que nos qualificar para ocuparmos as vagas de emprego que irão surgir com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em nosso município e, assim, mostrar que a população de Itaboraí tem capacidade. A iniciativa do Prefeito, ao oferecer os cursos gratuitos preparatórios, é muito importante para nossa cidade”, afirmou a aluna Cristiane Dal Prá.

Presente ao evento, o Prefeito Sérgio Soares, destacou a importância de incentivar o aprendizado e proporcionar capacitação profissional à população. “Estou muito feliz em ver que vocês aproveitaram a oportunidade que lhes foi dada. É muito importante investir na formação profissional do nosso cidadão e ter a consciência tranqüila de dever cumprido”, concluiu o Prefeito, acrescentando que em 2011, serão sorteados 32 computadores para os alunos que concluíram o curso.

Durante a cerimênia foi apresentado um vídeo com a trajetória do Centro de Capacitação e alguns momentos especiais entre professores com os alunos em sala de aula. Hoje, o Centro de Capacitação atende 2.800 mil alunos, capacitando alunos em cursos de Informática, Inglês, Espanhol e Técnicas de Comunicação e Expressão na Língua Portuguesa.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, o objetivo da Secretaría para o próximo ano é oferecer novos cursos de capacitação, com objetivo que levar a qualificação profissional a população. “Vamos nos empenhar para oferecer novos cursos, voltados principalmente, para a área de turismo e hotelaria”, disse Guimarães.