quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Redes sociais aproximam gestão pública dos Itaboraienses

Com uma simples busca pela expressão “prefeitura” no Twitter, é encontrado uma vasta opção de administrações de municípios e capitais na rede. Febre na internet, as redes sociais conectam milhões de pessoas no mundo inteiro. Orkut, Facebook, YouTube e Twitter viraram sinônimo de interação e troca direta de informações na rede mundial de computadores.

Impusionada por tamanha potencialidade de comunicação, a Prefeitura de Itaboraí não ficou de fora e também garantiu seu espaço no mundo virtual. Com objetivo de criar um canal que disponibilizasse informações sobre gestão e serviços direcionados às comunidades, além de um espaço que servisse para esclarecimento de dúvidas e ouvir diretamente a população, em 2009, foi criado o Blog Oficial, que já ultrapassou a marca dos 42 mil acessos. Com enquetes, livro de visitas e espaço destinado a comentários, serviços e informações turísticas, a ferramenta se tornou um dos principais meios para divulgação das ações do governo, aproximando assim o cidadão do poder público.

“O uso da internet como cenário desse diálogo acelera e fortalece o processo de cidadania com o envolvimento de milhares de pessoas em causas que interessam a todos. Em uma via de mão dupla, os gestores disponibilizam informações sobre serviços ao mesmo tempo em que a população ganha um meio para levar aos governantes suas reivindicações”, disse o Secretário de Comunicação, Márcio Chaves.

Dez canais foram criados pela Prefeitura como forma de interação com a população. O prefeito Sérgio Soares também criou um perfil no Twitter (@sergioasoares) para aumentar o contato com a população pelas redes sociais. "Ainda estou me familiarizando com essas novas ferramentas, mas elas dão um retorno muito ágil. Percebo que a população se sente mais próxima.", comentou.

Seguidores fiéisDiariamente, mais de dois mil seguidores monitoram diretamente a administração do governo. Por dia, em média, cerca de 20 pessoas se tonam membro de algum dos canais de interação.

“A proximidade com a população por meio das redes sociais está fazendo parte de uma mudança cultural no poder público, que tem o desafio de incorporar no plano de trabalho as solicitações recebidas nesta nova realidade e aliá-las às demandas formais.”, é o que explica o Assessor e Comunicação, Ruanh Meneses.

Perfis da Prefeitura:

Twitter - Cidadania com 140 caracteres. O cidadão pode ter acesso a vários serviços oferecidos pela Prefeitura de Itaboraí. Para acompanhar ações do governo, conferir agenda de shows da cidade: @pmitaborai.

Pelo Orkut
1 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8501453555863812014
2 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12265565266784129105
3 - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10381888844042364707

Blogs
Oficial - http://prefeitura-itaborai.blogspot.com/
Cultura: http://casadeculturaheloisaalbertotorres.blogspot.com/

You Tube
Canal TV Prefeitura – www.youtube.com.br/ comunicaitaborai

Pelo Site Municipal
http://www.itaborai.rj.gov.br/home/

Facebook
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001858988337

Friend Connect
http://www.google.com/friendconnect/

Prefeitura vai licitar a construção de três Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de Itaboraí vai licitar, em janeiro de 2011, a construção de três Unidades de Saúde da Família nos bairros Grande Rio, Jardim Fluminense e Monte Verde, localizados respectivamente nos distritos de Itambi e Manilha. A informação é do Prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, transmitida numa entrevista para rádio durante Assembleia da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, na última quinta-feira. A ideia é que estes novos postos, que irão substituir os atuais em funcionamento, proporcionem à população melhor atendimento e adequadas condições de trabalho aos funcionários.

Na ocasião, o prefeito, que foi homenageado, reforçou a importância do trabalho dos agentes comunitários e do Programa de Saúde da Família. Segundo ele, o serviço ajuda a diminuir o fluxo de atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

“O ano que vem será de grandes realizações para a saúde de Itaboraí. Daqui há 15 ou 20 dias estaremos licitando a primeira obra de construção de um PSF no 7º distrito, que vai ser construída ao lado do Colégio Municipal Alberto Torres, e de outro, no Grande Rio, onde o atual funciona em um imóvel alugado. Além disso, concluímos a reforma de nove unidades de saúde e vamos continuar reformando outros PSFs,” ressaltou Sérgio Soares. Atualmente, existem 34 postos de saúde da família em funcionamento e cerca de 85% da população é coberta por esse serviço.

O prefeito também falou sobre a construção do Hospital da Mulher e a expectativa da inauguração da UPA 24 horas. “Estamos trabalhando, junto ao Governo do Estado, para transformar o Hospital Estadual João Batista Cáffaro no Hospital da Mulher. Se isso não for possível, vamos tentar alugar a Clínica de Cirurgia Plástica do Dr. Luzimagno, que fica em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, e colocar o Hospital da Mulher lá. Também estamos aguardando a inauguração da UPA 24 horas para janeiro ou fevereiro”, declarou. A Unidade de Pronto Atendimento, viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura e os Governos Estadual e Federal, está sendo construída às margens da Rodovia BR 493, km 0, ao lado da nova Policlínica de Manilha. Cerca de 90% das obras já estão concluídas e pretende beneficiar ainda mais os moradores dos bairros de Manilha e Itambi.

Na mesma cerimônia, o prefeito ainda garantiu que vai levar o Atendimento Municipal de Emergência (AME) aos moradores de Sambaetiba e de Itambi. Estes centros de saúde funcionarão nos moldes da UPA, com atendimento 24 horas à população. A unidade contará com ambulâncias, clínica médica e odontologia, além de exames laboratoriais, salas para sutura, medicamento e nebulização.

"Este é um compromisso meu. Sou médico e sei da importância de atender a todos, com carinho e responsabilidade. Por isso, logo no meu primeiro mandato, construí, com recursos próprios, o primeiro e único hospital municipal, que até hoje funciona e atende moradores de Itaboraí e de cidades vizinhas. Espero poder dar continuidade a este trabalho e, com isso, dar sustentação ao eleitor na hora de votar”, frisou Sérgio Soares.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Itaboraí tem 300 vagas de emprego

A instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), está impulsionando em Itaboraí uma grande abertura nas oportunidade de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, nos três últimos meses, o município registrou um grande saldo nas contratações formais. Entre os meses de setembro, outubro e novembro, 3.461 profissionais foram contratados. Serviços, comércio e construção civil são as áreas que mais empregam hoje na cidade.

O mercado de trabalho, que está em expansão há três anos consecutivos, oferece 263 oportunidades para profissionais. Reservadas especialmente para moradores do município, as vagas de emprego são para maiores de 18 anos, que tenham Ensino Médio completo ou cursando. As empresas exigem experiência e os salários são compatíveis com o mercado.

Interessados em se candidatar a uma das vagas, devem entregar os currículos na agência do Sistema Nacional de Empregos em Itaboraí (Sine), até a próxima segunda-feira, 03/01, (Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro). O Sine funciona das 8h das 17h. Na unidade o trabalhador vai passar por uma triagem antes de ser encaminhado diretamente à empresa, onde fará a entrevista.

Confira abaixo as oportunidades:

Vendedor externo – 15

Motorista – categotia D – 31

Manobrista – categoria D – 15

Mecânico Diesel – 7

Telemarketing – 132
Ajudante de obras – 30

Armador de ferro – 10

Carpinteiro – 10

Tec. de laboratório – 2

Armador de ferro - 10

Biomédico - 1

Em Itaboraí nova técnica detecta doenças em grávidas

Em Itaboraí, uma nova técnica de coleta de sangue no pré-natal é oferecido na rede pública, proporcionando ao município economia, rapidez e eficiência. Treinados por representantes do Instituto Vital Brazil (IVB), cerca de 90 profissionais da Secretaria de Saúde e Defesa Civil receberam capacitação e já utilizam o método de coleta de sangue em papel filtro, padronizada pelo IVB. Com a realização do exame é possível detectar diversas doenças.

Semelhante ao teste do pezinho, feito em bebês recém-nascidos, a técnica utiliza apenas uma gota de sangue da grávida, obtida através da punção do dedo da paciente ao papel filtro, e aplica-se, em seguida, uma solução específica na amostra. O resultado sai em 15 dias e a futura mamãe poderá fazer o exame a qualquer hora, sem a necessidade do jejum.

O exame identifica doenças como vírus HIV, sífilis, toxoplasmose e hepatite B, além dos níveis de hemoglobina e glicose. O teste deve ser feito no início da gravidez e no terceiro trimestre da gestação. A tecnologia apresenta uma logística simples, que diminui os custos de todos os processos desde a coleta até o envio, que pode ser feito com postagem das amostras pelo correio. Além disso, a técnica diminui os investimentos com treinamento dos profissionais de saúde.

“Essa agilidade é muito importante, pois quanto mais rápido a detectarmos o problema, maior a chance de as doenças não serem transmitidas ao feto. Com a prevenção, a população ganha em saúde e qualidade de vida”, comenta Janete Alves de Sousa, coordenadora do Programa Municipal Saúde da Mulher.

Itaboraí tem Colônia de Férias

As férias escolares já começaram e pensando nisso, a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí vai promover durante o mês de janeiro, colônias de férias com diversas atividades gratuitas em oito escolas municipais.

As unidades vão funcionar com atividades recreativas como capoeira, futebol, brincadeiras, pula-pula, banho de piscina, teatro, além de danças, das 8h às 12h. A diversão será garantida. Interessados em participar devem comparecer em uma das escolas participantes nos dias e horários estabelecidos. Não é necessário inscrição.

Essas instituições fazem parte do programa Escola Aberta, uma parceria da Prefeitura de Itaboraí com o Governo Federal. O programa tem objetivo de transformar as escolas públicas em espaços alternativos para desenvolvimento de atividades complementares, aproximando as comunidades das escolas.

Segue os endereços e dias de funcionamento das escolas participantes:

Escola Municipal Afonso Salles – Alameda I, s/nº, Aldeia da Prata – Manilha – Itaboraí - Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva – Rua Alfredo Salles, Lt 18, Qd 02, Jardim Floresta – Manilha – Itaboraí - Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Escola Municipal Profª Cecília Augusta dos Santos – Rua Presidente Dutra, s/nº, Outeiro das Pedras – Itaboraí - Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim – Rua 07, Qd 10, Loteamento Parque Industrial – Reta Nova – Itaboraí - Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira – Rua Nestor Vianna, s/nº, Bairro João Caetano – Itambi – Itaboraí - Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Escola Municipal Prefeito Milton Rodrigues Rocha – Avenida Carlos Lacerda, s/nº - Areal – Itaboraí - Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Escola Municipal Antônio Alves Vianna – Rua Projetada I, Qd 04 – Jardim das Acácias – Apolo II – Itaboraí - Entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva – Avenida Antônio Gomes, nº1.120 – Ampliação – Itaboraí – Entre os dias 04 e 07 de janeiro.

Itaboraí é pioneira na tecnologia de Fibra Óptica em todo Conleste

A Prefeitura Municipal de Itaboraí fecha 2010 com avanços, principalmente na área tecnológica. Já foi concluída e gera bons resultados a implantação da rede de fibra óptica na administração pública. A tecnologia permitiu interligar os 14 prédios da administração municipal e a expansão dos programas de gestão municipal e implantação de rede de computadores e de comunicação com a tecnologia Voip e Teleconferência.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Therezinha Bastos Freitas, o lançamento da fibra óptica proporcionou mais rapidez e interação nas tramitações processuais municipais, “já que nem todas as secretarias tinham acesso ao sistema de gestão municipal, o que dificultava e retardava a tramitação de processos nos diversos setores da prefeitura”, destacou. Ainda segundo ela, a grande vantagem da fibra óptica foi a transmissão de dados, de sinais, voz e imagens com um tráfego de grande quantidade de informações em alta velocidade.

Prova disto está na apresentação de dados referentes à suporte e manutenção realizados em todas as secretarias e órgãos da municipalidade, apresentados nesta primeira quinzena de dezembro pela Assessoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Fazenda. De acordo com estes dados, grandes mudanças ocorreram à medida em que a configuração dos equipamentos e o serviço da rede de fibra óptica foram implantados.

Segundo Djones Braz, assessor da Assessoria de Ciência e Tecnologia, houve uma brusca redução nos atendimentos por conta da entrada na fase de configurações, assim como a restruturação lógica da rede e políticas de acesso. No mês de outubro de 2010, por exemplo, o número de atendimentos diminuiu, chegando aos níveis mais baixos já registrados com a rede lógica e a fibra óptica implementadas.

“Ao notar a grande redução no número de atendimentos e reparos nas secretarias e órgãos da Prefeitura temos a certeza de ter aumentado a produtividade, assim como ter dado mais agilidade às ações e maior rapidez no atendimento ao munícipe. Com isso é possível evidenciar que as melhorias na área tecnológica estão favorecendo cada vez mais a vida dos cidadãos,” afirmou a secretária de Fazenda, Therezinha Bastos.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Novos CEPs serão disponibilizados no IPTU 2011 e no site da prefeitura


Representantes dos Correios de Itaboraí, entregaram para o Vice-Prefeito, Rafael Vitorino, na ocasião representando o Prefeito Sérgio Soares, a lista contendo os novos códigos de endereçamento postal (CEP’s), dos logradouros de Itaboraí. A reunião aconteceu nesta manhã (28/12), no Salão Nobre da Prefeitura e também contou com a presença do secretário de Governo Luiz Vieira.

Na ocasião, ficou estabelecido para o início do próximo ano a inclusão dos novos CEPs no carnê do IPTU. Um link dos Correios e uma lista com os novos números também serão disponibilizados no Site da Prefeitura (www.itaborai.rj.gov.br), visando facilitar a divulgação e o acesso da população ao novo sistema.

“O nosso objetivo é conscientizar a população da importância da substituição do CEP geral 24800-000 por CEPs individuais, tendo em vista o crescimento populacional e urbanístico da cidade, em função da instalação do Comperj”, afirmou o secretário de Governo, Luiz Vieira.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel entrega brinquedos em Itaboraí

Um largo sorriso e com felicidade no olhar, assim era o semblante de milhares de crianças de Itaboraí nesta quarta-feira (22/12). Uma iniciativa da Prefeitura de Itaboraí em parceira com as empresa de viação Rio Ita, Maravilha e do Mercadão do Saara, um ônibus lotado de brinquedos percorreu a cidade levando presentes e alegria à criançada.

O Bom Velhinho, acompanhado da Mamãe Noel, percorreu a cidade, tirou fotos com as crianças e levou mensagem de paz, esperança e alegria. Ao todo, 3.500 brinquedos foram entregues, entre eles, bonecas, bolas, jogos e bambolês.

A caravana do “Natal dos Sonhos”, visitou durante o dia 16 bairros: São José, Cabuçu, Nancilândia, Sapê, Granjas Cabuçu, Manilha, Novo Horizonte, Vila Nova, João Caetano, Grande Rio, Amaral, Visconde, Porto das Caixas, Areal, Trevo da Reta e São Joaquim.

Finalizando a entrega dos presentes com chave de ouro, crianças internadas e em estado de observação no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, receberam brinquedos e a visita do Papai Noel.

O Vice-Prefeito, Rafael Vitorino, acompanhou a visita e se emocionou com a alegria das crianças. “O sorriso de uma criança quando recebe um presente não tem preço. Fico feliz em podermos participar de um momento de felicidade para aqueles que serão o futuro da nossa cidade”, disse.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Auto de Natal será apresentado amanhã em Itaboraí

Em Itaboraí, as festividades para celebrar o Natal não param de acontecer. Depois da abertura oficial do “Natal dos Sonhos,” realizada no início do mês de dezembro, da tradicional missa e da chegada de Papai Noel, a cidade realiza nesta quinta-feira, às 21h, o Auto de Natal.

O evento, aberto ao público, acontecerá na sacada do prédio da Prefeitura, em frente à Praça Marechal Floriano Peixoto. A peça será contada de duas formas: Clássica-tradicional e Contemporânea - uma comparação com a realidade e será apresentada por alunos da rede municipal, bailarinos e atores locais. A comemoração conta ainda com a participação especial do Coral da Igreja Batista.

O prefeito Sérgio Soares relembra que o Natal é a época de comemorar o nascimento de Jesus Cristo, prova real da existência de Deus. “Devemos refletir nesta data sobre o que erramos e o que temos que aprimorar para os próximos anos. Para mim é um orgulho estar representando o povo de Itaboraí pela terceira vez e, ao mesmo tempo, um grande desafio preparar o município para que tenha condições de implantar um empreendimento como o Comperj. Desejo a todos um Feliz Natal e um 2011 cheio de saúde, paz, felicidade e muita confraternização”, disse.

Uma grande árvore de Natal, milhares de luzes, enfeites feitos de garrafas pet´s e um presépio em tamanho real decoram os diversos canteiros e palmeiras ao redor da Praça Marechal Floriano Peixoto e a Avenida 22 de Maio.

Centro de Capacitação realiza Formatura das turmas de Informática

Sentimento de realização. Essa foi a definição dos jovens formandos das turmas do curso de Informática. Cerca de 300 alunos receberam certificados de conclusão do curso, na última terça-feira (21/12), no Teatro Municipal João Caetano. Durante nove meses, os estudantes participaram das aulas de qualificação gratuitamente, ministradas na Faculdade Omni, com o objetivo de capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho. Uma iniciativa da Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

“Esse é o momento de nos preparamos. Temos que nos qualificar para ocuparmos as vagas de emprego que irão surgir com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em nosso município e, assim, mostrar que a população de Itaboraí tem capacidade. A iniciativa do Prefeito, ao oferecer os cursos gratuitos preparatórios, é muito importante para nossa cidade”, afirmou a aluna Cristiane Dal Prá.

Presente ao evento, o Prefeito Sérgio Soares, destacou a importância de incentivar o aprendizado e proporcionar capacitação profissional à população. “Estou muito feliz em ver que vocês aproveitaram a oportunidade que lhes foi dada. É muito importante investir na formação profissional do nosso cidadão e ter a consciência tranqüila de dever cumprido”, concluiu o Prefeito, acrescentando que em 2011, serão sorteados 32 computadores para os alunos que concluíram o curso.

Durante a cerimênia foi apresentado um vídeo com a trajetória do Centro de Capacitação e alguns momentos especiais entre professores com os alunos em sala de aula. Hoje, o Centro de Capacitação atende 2.800 mil alunos, capacitando alunos em cursos de Informática, Inglês, Espanhol e Técnicas de Comunicação e Expressão na Língua Portuguesa.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, o objetivo da Secretaría para o próximo ano é oferecer novos cursos de capacitação, com objetivo que levar a qualificação profissional a população. “Vamos nos empenhar para oferecer novos cursos, voltados principalmente, para a área de turismo e hotelaria”, disse Guimarães.

Itaboraí realiza encontro de alunos especiais

Emoção e alegria marcaram a confraternização dos estudantes atendidos pelo Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem), na manhã desta terça-feira (21/12), no Rotary Clube. O evento reuniu centenas de pessoas, incluindo pais, responsáveis, estudantes e profissionais da Educação. A programação contou com atrações apresentadas pelos próprios alunos, entre música, poesia, contação de história e dedicatória aos pais. Em clima de Natal, Papai Noel esteve no local e distribuiu presentes para as crianças.

O prefeito Sérgio Soares elogiou o trabalho realizado pela Secretaria de Educação e Cultura. “Quero desejar a todos vocês um Natal de paz e um Ano Novo repleto de alegrias. Nosso governo terá muitas realizações para o ano de 2011, em áreas como Saúde, Educação e Obras”, disse.

Presente ao evento, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, mostrou a importância dos pais na vida dos alunos do Napem: "Quero parabenizar aos responsáveis pelos estudantes por todo carinho e a toda equipe do Napem pelo cuidado com essas crianças. Vocês são importantes para o desenvolvimento de cada um deles, tratando-os com amor e carinho”, ressaltou.

Uma importante ferramente para detectar abusos sexuais foram entregues aos profissionais do Napem. Agora, bonecos anatômicos, vão auxiliar no trabalho dos médicos e assistentes sociais. Segundo o diretor da Divisão de Psicologia da Secretaria Municipal de Educação, Marcos André Torres, os bonecos são primordiais para um trabalho de qualidade dos psicólogos. “Com este instrumento poderemos investigar, juntamente com o apoio dos assistentes sociais, os casos de abusos sexuais, violência doméstica, entre outros”, esclareceu Marcos André.

Outra novidade para os alunos do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico serão as aulas de balé. A partir de 2011, os estudantes farão parte do projeto “A arte do Ballet”. Criado pelo prefeito Sérgio Soares, o projeto é uma atividade extracurricular que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, melhora a autoestima, além de promover a integração entre os alunos. Atualmente o projeto atende 300 crianças divididas em dois diferentes polos (Centro e Reta), com idade entre 4 e 14 anos.

“O trabalho realizado pelo Napem é um trabalho de formiguinha, cada pequena conquista é uma vitória. O Napem não é formado apenas por profissionais, mas por seres humanos, que nos tratam com muito amor e carinho. Tenho aqui como minha segunda casa”, disse emocionada, Alexandra Barbosa, que tem tem seu filho assistido pelo Núcleo.

Oferecido aos estudantes da rede municipal que apresentam algum tipo de dificuldade no aprendizado, o Napem atende atualmente 630 alunos divididos em três diferentes polos: Nancilândia, Manilha e Reta, atendendo da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes são assistidos por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. No programa, as crianças também participam de oficinas de pintura e orientação familiar para pais e responsáveis.

“PSFs vai à sua rua” investe em prevenção de doenças

Investir mais recursos na rede de atenção básica. Esta é uma das metas do novo Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Carlos Alberto Chaves Carvalho, para atender, com qualidade, o fluxo populacional que o município já enfrenta por conta da implantação do Complexo Petroquímico na cidade.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Censo 2010 do IBGE, dentre os 17 municípios da Região Leste Fluminense, Itaboraí tem a melhor cobertura: 85,5% da população é atendida pelo Programa de Saúde da Família (PSF), cujo objetivo é fazer acompanhamento para prevenir doenças.

“Problemas decorrentes de hipertensão e diabetes devem ser prevenidos e tratados nos PSFs. Porém, há ainda um grande número de pacientes que são internados no hospital municipal, por ter sofrido acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto decorrente dessas doenças”, afirma Chaves.

E a prova de que investir em prevenção significa diminuir o número de doentes crônicos e o consequente inchaço da rede pública de saúde é dado por iniciativas como o “PSF vai à sua rua”. Criado e desenvolvido pelo Posto de Saúde de Visconde, o projeto tem objetivo de aproximar ainda mais os serviços de saúde (medição de glicose, aferição da pressão arterial, distribuição de remédio, encaminhamento a especialistas, solicitação de exames, orientação sobre formas de contágio de doenças, combate à dengue, entre outras ações) à população, identificando, principalmente, hipertensos e diabéticos ainda na fase inicial da doença.

“Quanto mais cedo descobrirmos a doença, melhor para tratá-la. A ideia é buscar pessoas que não procuram os serviços de saúde por acharem que estão bem, quando, na verdade, a glicose está nas alturas e a pressão arterial totalmente descontrolada. Não podemos ficar esperando as pessoas irem até os postos ou os agentes de saúde realizar visitas domiciliares. Temos que atuar em ações de promoção à saúde em todo município”, explicou o médico de família Aledson Costa, responsável pelo projeto.

A dona de casa Luzia dos Santos Calderas, de 67 anos, recebeu com surpresa a notícia de que pode estar diabética. “Eu vim ao Posto de Saúde por acaso. Ultimamente tenho sentido uma sensação de boca seca e bebo muita água, principalmente à noite. Não sabia que estava com a glicose alta. A partir de agora vou começar a tomar o remédio e procurar uma nutricionista, pois sei que estou acima do peso”, disse preocupada.

Fiscais apreendem 750 DVD’s piratas em Itaboraí

Com objetivo de reprimir o comércio ilegal na cidade, fiscais de Posturas da Secretaria e Fazenda de Itaboraí, estão intensificando durante toda esta semana, ações de fiscalização na cidade em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, para apreensão de mercadorias irregulares.

Hoje, (22/12) os fiscais vão atuar durante todo os dia no Centro da cidade. Nesta terça-feira (21/12), a ação ocorreu ao longo da Avenida 22 de Maio, se estendendo até Manilha, onde os fiscais foram verificar uma denúncia anônima sobre venda ilegal de mercadorias. A opreação do dia terminou com a apreensão de 750 DVD’s piratas.

Denúncias ao departamento de fiscalização de Posturas podem ser realizadas pelo telefone 0800-282-1019, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Itaboraí institui Ouvidoria do SUS

Ser um canal direto de comunicação com todos os usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde. Este é o principal objetivo da Ouvidoria do SUS, serviço que facilita o diálogo entre a Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e a população. Em todo Estado, apenas Itaboraí e a cidade do Rio de Janeiro conseguiram instituir o serviço que faz parte da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

“Ouvidoria do SUS é uma forma de estímulo à participação popular, de mediação entre o cidadão e os gestores dos serviços de saúde. Além disso, atua também como ferramenta de gestão, contribuindo para apontar as deficiências no sistema, aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS e avaliar o grau de satisfação da população em relação à saúde pública”, explica o ouvidor Ailton de Almeida Júnior.

Todo cidadão que utiliza o SUS, tanto na rede pública, quanto na privada (hospitais, policlínicas, PSFs, clínicas particulares, prestadores de serviço, laboratórios), pode registrar e encaminhar, através de carta, telefone, fax, e-mail ou pessoalmente suas reclamações, críticas, denúncias, elogios, informações, solicitações e sugestões para Ouvidoria, que encaminhará ao conhecimento dos órgãos competentes. O contato pode ser feito com total sigilo e o prazo de resposta é de, no máximo, 30 dias.

“O usuário recebe o nosso retorno pelo mesmo canal que utilizou para entrar em contato. Na maioria dos casos, damos a resposta em 15 dias. Às vezes, na mesma hora, nos casos mais graves de saúde. A partir de janeiro de 2011, vamos colocar caixas de sugestões em todas as unidades públicas de saúde e informatizar o sistema da Ouvidoria para que o demandante acompanhe sua solicitação pela internet e transmitir on-line as informações e relatórios de gestão para o Ministério da Saúde”, afirma o ouvidor.

Como entrar em contato:

Pessoalmente: o departamento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, que fica na Rua Dr. Macedo, nº 10, Centro, Itaboraí.

Carta: as correspondências devem ser enviadas para Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, que fica na Rua Dr. Macedo, nº 10, Centro, Itaboraí, RJ, CEP: 24800-000.

Telefone: as ligações podem ser feitas para o número (21) 3639-1394 / 9799-6096.

E-mail: ouvidoriasus@itaborai.rj.gov.br

Defesa Civil e Saúde apostam em prevenção contra chuvas

O verão começa hoje, 21/12, e com ele a temporada das chuvas. Por conta disso, a Defesa Civil de Itaboraí já está em alerta para evitar que a cidade sofra com os prejuízos e tragédias provocadas pelas inundações desta estação. No início deste mês, o órgão passou a fazer parte da Secretaria de Saúde, com a missão de articular, coordenar e gerenciar ações de redução de desastres em nível municipal e oferecer mais agilidade no atendimento à população.

Além disso, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, realizou por toda cidade, ao longo deste ano, obras de saneamento, construção e ampliação da rede de esgoto, drenagem e dragagem de rios para que novas enchentes fossem evitadas.

O tenente-coronel Edvaldo Côrtes Moreira, coordenador da Defesa Civil do município, afirma que Itaboraí, em caso de desastre, pretende implementar o Plano de Contingência, que irá organizar funções e disponibilizar equipamentos e materiais de apoio das secretarias municipais, associações de moradores e ainda voluntários em caso de inundação. A Defesa Civil pede para que o morador fique atento. Numa tempestade, caso a água invada a residência, é preciso procurar abrigo mais seguro, como igrejas e escolas o mais breve possível.

“Em Itaboraí não há morros que ocasione deslizamento de terra. O que registramos são alagamentos. Recebemos diariamente da Superintendência Operacional da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) a previsão do tempo pela internet, chegada de frente fria e alertas, com previsão de fortes chuvas. Não estamos livres de desastres, mas trabalhamos ao longo deste ano para diminuir a ocorrência e a intensidade dos acidentes”, afirma Edvaldo.

Ainda de acordo com o coordenador, a junção da Defesa Civil com a Secretaria de Saúde irá facilitar a atuação do órgão em ações preventivas. Agentes comunitários poderão orientar a população a não construir moradias em áreas de risco e passíveis alagamento como margens de rios, canais, córregos ou próximos da linha férrea; vistoriar imóveis que apresentem rachaduras ou fissuras; oferecer prioridade de atendimento as vítimas de enchentes, medicando e vacinando os desabrigados e desalojados das áreas afetadas, entre outras atividades.

A Defesa Civil de Itaboraí possui um efetivo de seis profissionais. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas atua em regime de plantão, 24 horas por dia, final de semana e feriados, através do no telefone 2635-1121, para registros de emergências na cidade.

Itaboraí oferece 130 vagas em telemarketing

O Sistema Nacional de Empregos em Itaboraí (Sine) está oferecendo 130 vagas de emprego na área de telemarketing, todas com início imediato.

O salário é de R$510,00, mais comissão, lanche, plano de saúde, transporte, auxílio farmácia e auxílio faculdade.

Interessados devem ter entre 18 e 50 anos, Ensino Médio completo ou cursando, curso na área ou experiência em vendas. Os currículos devem ser entregues até amanhã, 22/12, das 8h às 17h, juntamente com a cópia do documento e identidade, CPF, título de eleitor, comprovante da última votação, comprovante de residência, PIS e carteira de trabalho.

O Sine fica na Rua Acácio dos Santos, 5.300, Centro de Itaboraí.

Itaboraí passa a ter novos CEP's


Nesta quarta-feira, 22/12, será oficialmente lançado em Itaboraí os novos códigos de endereçamento postal (CEP's). A lista contendo os CEPs individuais de cada logradouro, assim como praças, ruas e travessas, será entregue ao prefeito Sérgio Soares em seu gabinete por representantes dos Correios. Agora, todos os endereços estão codificados dentro da faixa de CEP 24800-001 a 24889-999, substituindo o CEP geral 24800-000.

São 72 bairros e quase cinco mil ruas que terão novas identificações. Para o coordenador de Geoprocessamento da Prefeitura, Evandro Correia de Carvalho, a necessidade de se criar o Código de Endereçamento Postal na cidade surgiu a partir da Lei de Bairros, cuja proposta era regionalizar o município em bairros para facilitar principalmente os dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Com a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), esta realidade ficaria ainda pior. Por isso, desde 2006 estamos trabalhando neste projeto, que começou pela nomeação das ruas, antes identificadas por números”, explicou. Segundo ele, era complicado identificar algumas ruas porque havia muita repetição. Agora, nomeadas, este problema deixa de existir.

Os Correios enviará a cada residência a notificação sobre a mudança, já com o novo CEP. Logo serão também adequadas ao sistema do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), e ao banco de dados das secretarias municipais.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Itaboraí realiza Festa do Livro

A Escola Municipal Vereador José Oliveira Filoco realizou na tarde da última quinta-feira (16/12), a 2ª Festa do Livro, no Teatro João Caetano. Com coreografias bem ensaiadas, danças que contagiaram a plateia e figurinos com cores vibrantes, alunos mostraram que o sonho de criança precisa ter cor e ser bastante colorido.

Cerca de 87 estudantes receberam os trabalhos produzidos por eles mesmos, ao longo do ano letivo, que resultou num livro. A noite ainda contou com uma homenagem produzida pelas crianças do 2º e 3º período à secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa.

“Estou muito feliz por esse grande carinho que a Escola Filoco tem com a secretária de Educação e tenho certeza que a recíproca é a mesma, pois sei o quanto ela lutou e fez por essa Escola”, afirmou o diretor do Teatro, Sidnei Moura.

Um vídeo com as atividades realizadas com os alunos durante o ano na escola, também foi apresentado à plateia. “Foi um trabalho árduo, ao longo do ano, que só foi possível por acreditarmos que juntos poderiamos conseguir todos nossos objetivos”, concluiu a diretora Eliette Umbelino.

A Escola Municipal Vereador José Oliveira Filoco fica em Manilha e foi a primeira com Educação Infantil no município. Inaugurada em 2009, a instituição atende crianças entre 3 e 8 anos de idade.

Prefeitura entrega certificado a 300 estudantes


A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, através do Centro de Capacitação Profissional, realiza amanhã (21/12), a cerimônia de Formatura dos 300 alunos, do curso gratuito de informática.

O evento acontecerá na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, a partir das 17h. Na ocasião, os estudantes receberão certificados de conclusão do curso.

“É gratificante saber que o nosso trabalho, em qualificar a população local, tem produzido resultado positivo para a população itaboraiense”, afirmou o Secretário Ricardo Guimarães.

Educação inicia matrícula para 2011

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí (Semec) iniciou nesta segunda-feira (20/12) a divulgação dos resultados da pré-matrícula escolar para o ano letivo de 2011. Os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar em que realizaram a pré-matrícula para confirmação da mesma ou para pegar encaminhamento para outra escola do município.

Entre os dias 21 (terça-feira) e 23 de dezembro (quinta-feira) as matrículas estarão disponíveis nas instituições municipais, incluindo todas as modalidades de ensino, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

É necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou identidade, 2 retratos 3x4, histórico escolar ou protocolo no qual conste a série em que o aluno está habilitado a cursar, e carteira de vacinação atualizada apenas para alunos da Educação Infantil.

A renovação e pré-matrícula foram realizadas desde o dia 16 de novembro em todas as escolas municipais. De acordo com a diretora da divisão de matrícula da Semec, Cláudia Teixeira, durante este período tudo ocorreu tranquilamente. “Não vamos deixar ninguém fora da escola. Se não houver vaga na escola escolhida, encaminharemos para uma unidade escolar mais próxima”.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 74 instituições e aproximadamente 31.134 alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais informações poderão ser obtidas nas unidades escolares.

Chegada do Papai Noel contagia Itaboraí

Milhares de crianças assistiram, euforicamente, à chegada de Papai Noel no último sábado (18/12), no Estádio Municipal Alziro de Almeida, mais conhecido como “Alzirão”. Ao som de muitos fogos, o Bom Velhinho, acompanhado da Mamãe Noel, chegou de helicóptero e contagiou todos os que estavam presentes, deixando uma mensagem de esperança, paz e alegria. Ao seu lado, o prefeito Sérgio Soares também cumprimentou o público e acompanhou o bom velhinho durante toda a carreata pelo Centro da cidade até a chegada em sua casa, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Itaboraí.

“É com muita alegria que estamos hoje aqui realizando um projeto, a vinda de Papai Noel, que foi idealizada há cinco anos. E foi com o espírito de trazer a luz do Natal e o seu significado para todos que concretizamos o nosso sonho”, disse o prefeito, desejando um Ano Novo de muita tranquilidade e realizações.

Pipoca, algodão doce, brinquedos e lanche foram distribuídos em frente à casa do Papai Noel. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou Cama Elástica e Pula-pula como atrativos para toda criançada. A programação aconteceu no sábado e no domingo (18 e 19/12), das 14h às 22h.

Ministério e Secretaria Estadual de Saúde debatem tuberculose em Itaboraí

A tuberculose é uma das mais antigas doenças reconhecidas pelo homem e uma das principais enfermidades infecciosas no mundo. Nos últimos anos, entre os fatores que contribuíram para o agravamento da situação está o crescimento dos casos de tuberculose multirresistente (TBMR). Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ser a tuberculose uma emergência sanitária global, devendo ser realizados todos os esforços para o seu controle.

Para discutir este e outros temas, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec/Fiocruz), professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Gama Filho, equipes do Núcleo de Vigilância Hospitalar do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IEDTAP) e demais profissionais da área irão se encontrar nesta terça-feira (21/12), das 8h às 17h, para participar do “I Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí”.
Desde 2007 o Ministério da Saúde considera Itaboraí cidade modelo para o país no controle à tuberculose, ocupando um lugar de destaque na área da saúde pública. O programa municipal de controle à doença reduziu o índice de abandono de tratamento de 30% para 4% e aumentou o de cura de 60% para 88% nos últimos cinco anos.

No primeiro semestre de 2009, foram notificados 78 casos da doença em Itaboraí, com índice cura de 79% e valor inferior a 2% no caso de abandono. Esses números são superiores, inclusive, às metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são de 5% para abandono e 85% para cura. No ano passado, em todo país, foram notificados 72 mil casos de tuberculose, com taxa de 37,4 contaminados por cem mil habitantes. O recomendado pela OMS é de cinco casos para cada grupo de cem mil. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde concedeu mais três prêmios para Itaboraí: índice de abandono de tratamento menor que 5%; valor superior a 57% no número de casos de retratamento para os que realizaram o exame de cultura, e índice superior a 90% para casos novos de Tuberculose Pulmonar Bacilífera, que realizaram tratamento diretamente supervisionado.

Outro dado a ser destacado é que no Estado do Rio só Itaboraí e Itaguaí conseguiram implantar o Tratamento Diretamente Observado de Curta Duração (Dots), indicado pela OMS, em 100% de seus pacientes. Nesta estratégia, os agentes comunitários levam o remédio e acompanham de perto o paciente tomando a medicação diariamente nos seis meses de tratamento para que não haja desistência.

Coordenadora do programa de controle à tuberculose em Itaboraí, a médica Denise Freitas da Silva afirma que esses bons resultados foram conseguido por conta do acompanhamento supervisionado feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e também a projetos de incentivo, onde os pacientes, que fazem o tratamento sem interrupção, têm direito a vale transporte e cesta básica.

“O apoio da família também é muito importante para o sucesso do tratamento. O paciente não pode se sentir rejeitado, porque desta forma seu estado de saúde só piora. Porém, há ainda muito preconceito e desinformação sobre a doença, até entre os próprios pacientes, além de uma grande resistência ao medicamento. Segundo o Ministério da Saúde, 52% da população não conhecem a tuberculose. Para mudar esta realidade só com muito trabalho e conscientização”, avalia.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Tuberculose, o “I Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí” acontece no Colégio Adventista, Rua Desembargador Ferreira Pinto, nº 721, Centro, das 8h às 17h.

Saúde terá Conselho Gestor em todas as suas unidades

O novo secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Chaves Carvalho, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, garantiu que o município de Itaboraí instituirá, no primeiro trimestre de 2011, Conselhos Gestores em todas as suas unidades. O anúncio foi feito no último dia do I Encontro “Participação Popular na Estratégia de Saúde da Família em Itaboraí”, quinta-feira (16/12), que durante três dias reuniu mais 300 pessoas no Esporte Clube Comercial, no Centro da cidade.

“Valorizo muito a luta diária de quem está lá na frente, na ponta, cuidando do paciente, sabendo das deficiências, dos problemas de saúde do município. Rodei as 92 cidades deste Estado. Não sou secretário de gabinete. Gosto de estar na rua, onde as coisas acontecem. Se eu tiver um bom atendimento dos agentes comunitários, o paciente dificilmente chega ao hospital, a um leito de CTI. O Conselho Gestor é um passo importante que estamos dando nesse sentido. O Comperj está sendo implantando e Itaboraí tem que estar preparada para receber o fluxo populacional que está chegando. Por isso, temos que agir o mais rápido possível, principalmente na linha da prevenção. Cuidar da saúde do usuário como a família da gente”, disse Chaves.

O Conselho Gestor é formado por representantes dos usuários, dos profissionais e da Secretaria de Saúde. A ideia é dar um novo “gás” em todas as unidades de saúde do município, trazendo a participação popular e o interesse dos moradores para dentro dos postos com o objetivo de identificar e buscar soluções para as necessidades e os problemas de saúde, além de acompanhar e avaliar as atividades das unidades e os serviços prestados à população, entre outras funções.

“Através do Conselho Gestor a saúde pública estará mais próxima da realidade de vida das pessoas e menos impregnada da burocracia administrativa, tornando as discussões mais socializadoras”, afirmou o coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Luiz.

Por meio de palestras, dinâmicas de grupo, exposição de trabalhos e produção coletiva de materiais educativos, especialistas em saúde e educação analisaram e discutiram o envolvimento da sociedade na definição e realização das políticas públicas na área e melhoria do atendimento ao público nas unidades de saúde.

Os profissionais de saúde presentes evento estavam entusiasmados em participar do encontro. “Sempre participo das capacitações, palestras, reuniões. A gente se recicla, aprende muita coisa nova para melhorar nosso dia-a-dia no trabalho, no atendimento das necessidades dos pacientes”, enfatiza a agente comunitária de saúde Vanessa Figueiredo Rodrigues, há 10 anos trabalhando no PSF de São José.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde e Educação Permanente, o evento contou ainda com a participação da Professora e Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Carla Moura, com o subsecretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Santanna, com a coordenadora do Estratégia de Saúde da Família, Elizabeth Carvalho, e demais profissionais da área.

Natal e Ano Novo movimentam comércio na cidade

Em função das festas de fim de ano, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo informa à população que a Feira de Artesanato do município, realizada todas as sextas-feiras, na Praça Alarico Antunes, Centro de Itaboraí (ao lado das Casas Bahia), acontecerá excepcionalmente entre os dias 20 e 24/12, das 9h às 15h.

O objetivo da Prefeitura é estimular a prática de artesanato na cidade e proporcionar aos artesãos locais uma possibilidade maior de aumento nas vendas de suas mercadorias, em função das datas comemorativas do Natal e Ano Novo.

“Essa é uma forma de incentivar os nossos artesãos locais e ajudá-los de certa forma a divulgare e a comercializar os seus produtos”, disse Ricardo Guimarães.
Na feira, a população poderá encontrar vários tipos de artesanato como fuxico, bordados, bijuterias, arte em barro, biscuit, entre outros. Para mais informações, contato pelo telefone 3639-2069, ramal 324.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitura e Petrobras doam apostilas de informática

Cerca de 150 alunos receberam, em cerimônia realizada no Centro de Capacitação Profissional, o material didático do curso de informática, a ser iniciado em janeiro de 2011. A doação é fruto de parceria entre a Petrobras e a Prefeitura de Itaboraí, e aconteceu na última terça-feira (14/12), na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu. Pais, alunos, professores e idealizadores do projeto se uniram à cerimônia de entrega. Além de Informática, a Prefeitura também oferece cursos de idiomas (Inglês e Espanhol) e Técnicas de Comunicação e Expressão na Língua Portuguesa (TCE), gratuitamente.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, a vinda do Comperj para o município trará para Itaboraí empresas de diferentes segmentos, resultando na necessidade de mão-de-obra qualificada. “O nosso objetivo é dar acesso à formação técnica profissional e contribuir para que a população itaboraiense aprimore os seus conhecimentos, e conquiste um futuro melhor”, afirma Guimarães.

Representando a turma de Informática, as alunas Maria Assunção, Marilene Renata da Silva e Ilma Machado receberam as apostilas das mãos do seu professor, simbolicamente, em nome de todos os presentes. “A minha motivação para a realização desse curso é a vontade de conseguir um emprego bom e estar qualificada para que isso aconteça”, disse a estudante Renata da Silva, 36 anos.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Capacitação, Talita Camacho, a realização dos cursos é muito importante para a inclusão social e cultural da população de Itaboraí. “É com muita satisfação que entregamos esse material e motivo de grande alegria saber que estamos contribuindo para a formação intelectual dos nossos alunos e, com isso, proporcionando maiores oportunidades de emprego”, concluiu a coordenadora.

Ao final da cerimônia foi apresentado um vídeo com informações do questionário sócio-econômico, realizado pelo Centro de Capacitação, com o objetivo de avaliar melhor a situação de cada participante e conhecer suas necessidades. De acordo com o questionário, 77% dos alunos são mulheres e 22% homens. Em relação à faixa etária (levando em consideração idade mínima de 15 anos), 45% têm menos de 20 anos, são estudantes e solteiros. A pesquisa revela ainda que 96% dos estudantes são itaboraienses e 75% deles residem no Distrito de Itaboraí.

Atualmente, o Centro de Capacitação atende cerca de 3 mil e 800 alunos, sendo 36% alunos de Informática, 29% Inglês, 16% Espanhol e 4% TCE. Para mais informações, o atendimento é feito na Rua Doutor Pereira dos Santos, 10, sala 2, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Itaboraí tem vagas de emprego

O Sistema Nacional de Empregos em Itaboraí está com oportunidades de emprego em aberto exclusivamente para moradores do município. São 20 vagas disponíveis, todas com início imediato.

São oportunidades para padeiro (1), auxiliar de padeiro (2), cozinheiro diurno e noturno (2), auxiliar de cozinha noturno (1), saladeiro (1), auxiliar de saladeiro (1), açougueiro (1), auxiliar de açougueiro (1), auxiliar de serviços gerais (9) e auxiliar de estoque (1).

Interessados devem ter entre 18 a 45 anos, ter experiência comprovada e ainda Ensino Médio completo ou cursando. Os currículos devem ser entregues nesta quinta-feira, 16/12, das 8h às 17h, juntamente com a cópia do documento e identidade, CPF, título de eleitor, comprovante da última votação, comprovante de residência, PIS e carteira de trabalho.

O Sine fica na Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro, (prédio da Faculdade Omni).

Festa premia os melhores do ano no futebol

Uma grande festa, celebrada na noite desta terça-feira (14/12), homenageou os melhores atletas de Itaboraí de 2010. O Prêmio Destaques do Ano reuniu no Esporte Clube Comercial mais de 300 pessoas, entre elas o prefeito Sérgio Soares; o presidente da ADI e secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra; o presidente da Liga Desportiva Itaboraí (LDI) e subsecretário de Esporte e Lazer, Everardo Lindenmayer; o comandante do 35º Batalhão, coronel Marcos Ribeiro, além dos secretários de Obras, Serginho Soares; de Fazenda, Therezinha de Jesus; de Planejamento, José Fernando Soares e outros.

Os primeiros homenageados da noite foram o Independente, campeão da categoria Sub-11, e a Escolinha do Sr. Moacir, campeã das categorias Sub-13 e Sub-15. Pelos Veteranos, o prêmio foi para o campeão do ano, o Encontro F.C., de Marambaia. Já no Campeonato Adulto, o campeão Esperança foi o homenageado e recebeu muitos aplausos de sua torcida presente. Quem também recebeu as merecidas homenagens foram os amigos da Associação Desportiva Itaboraí. O certificado “Amigos da ADI” foi entregue às pessoas que contribuem para a história do clube.

Muito entusiasmado, o prefeito Sérgio Soares falou de sua satisfação em participar do evento. “Fico satisfeito em participar de eventos que tenham como princípio a inclusão social, e o esporte proporciona isso”, disse. O prefeito relembrou ainda a sua história como diretor da ADI, antes de seguir a carreira política, e parabenizou todos os jovens que estão participando da história de Itaboraí através do esporte.

Feliz com o cenário esportivo que Itaboraí vive atualmente, o presidente da ADI e secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra, falou sobre a oportunidade de alavancar o esporte no município. “O ADI era um sonho, hoje é uma realidade, e vamos trabalhar para colocar o time na 2º divisão de 2012. A ADI está entrando para ganhar, não estamos de brincadeira”, disse. Em seu discurso, Cobra revelou ainda um projeto da Secretaria de Esporte em parceria com a Prefeitura de construir um estádio para 10 mil pessoas em Itaboraí. Segundo ele, o projeto já está pronto e a área onde será construído já está sendo desapropriada.

Também foram homenageados na grande noite o artilheiro e melhor goleiro de cada categoria, melhores jogadores de cada posição, o melhor árbitro, artilheiro, revelação, melhor treinador, melhor dirigente e o craque do campeonato.

“Os que estão sendo homenageados hoje representam todos os amantes do futebol de sua categoria”, resumiu o presidente da LDI e subsecretário de Esporte, Everardo Lindenmayer.

Abaixo a lista dos premiados:

Categoria Sub-11
Artilheiro – Roberto Jr. (Independente)
Melhor Goleiro – Mateus Mendes (Independente)

Categoria Sub-13
Artilheiro – Linconl Nunes (Independente)
Melhor Goleiro – Victor Borges (Independente)

Categoria Sub-15
Artilheiro – Denner (Esc. Sr. Moacir)
Melhor Goleiro – Italo (Esc. Sr. Moacir)

Categoria Veteranos
Artilheiro – Rogério dos Santos (Encontro F.C.)
Melhor Goleiro – Jocimar (Portuense)

Categoria Adulto
Artilheiro – Luan Conceição (Esperança)
Melhor Goleiro – Rodrigo Soares (Ferroviário)

Destaques da Seleção
Goleiro – Éder Silva (Esperança)
Lateral Direito – Ênio (Esperança)
Zagueiros – Jéferson Oliveira (Ferroviário)
Evair Santos (Esperança)
Lateral Esquerdo – Bruno Crespo (Citrus Clube)
Volantes – Zaqueu Ramos (Ferroviário)
Felipe Ferreira (Esperança)
Meias – Alexandre Ribeiro (Itambi)
Wesley Almeida (Esperança)
Atacantes – Alan de Souza (Ferroviário)
Luan Conceição (Esperança)
Melhor Árbitro – Pathricie Maia (Confederação Brasileira de Futebol)
Melhor Treinador – Leandro Brito (Esperança)
Revelação – Felipe Duarte (Ferroviário)
Melhor Dirigente – Ronaldo Comprido (A.D.N.I.)
Craque do Campeonato – Evair Santos (Esperança)

Saúde dá dicas de ceia de Natal para diabéticos

Orientações e receitas lights para uma ceia de Natal saudável e saborosa. Foram as dicas do encerramento das reuniões do Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes, na manhã desta quarta-feira, 15/12, no Rotary . O evento contou com as presenças da subsecretária de Atenção Básica, Lucia Helena Rodrigues, da nutricionista Ana Torres, e da cantora Carol Rocha. Foram distribuídas receitas lights e todos os participantes puderam tirar suas dúvidas.

“Nosso intuito é orientar para os cuidados com a saúde e prevenção. O tratamento medicamentoso é importante, mas procuramos, também, dar atenção a outros aspectos para que as pessoas possam se sentir melhor,” disse a coordenadora Leda de Fátima, antes de anunciar um delicioso café da manhã preparado para os usuários do programa.
Dentre as receitas de Natal distribuídas, destaque para o leite condensado diet e light, base para outros alimentos como flan e rabanada. Confira abaixo como fazer:

Ingredientes:
¾ de xícara de água fervente
1 xícara de leite em pó desnatado
1 colherinha (café) de margarina light
1 colher de sopa de multi-adoçante Stevia Plus


Preparo:
Bater no liquidificador por 5 minutos em velocidade baixa.
Esperar esfriar e guardar na geladeira em vasilha fechada.
Deixar por 12 horas na geladeira para adquirir consistência.

Rendimento do leite condensado: 1 pote de 200g
OBS: pode congelar.

Itaprevi faz café da manhã especial de Natal

O tradicional café da manhã dos aposentados e pensionistas de Itaboraí recebeu um convidado especial nesta quarta-feira (15/12). Papai Noel chegou de surpresa e animou a festa organizada pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi).

A confraternização Natalina animou mais de 100 assegurados que compareceram para participar da festa. Desta vez, os pães e bolos deram espaço às comidas à comemoração. Presentes também não faltaram na festa. Segundo a presidente do Itaprevi, Marta Ribeiro Coquito, é um prazer muito grande reunir mensalmente todas essas pessoas. “Compramos presentinhos com muito carinho e hoje o que eu quero é que ninguém saia daqui triste, sem receber com carinho essa lembrança”, disse, convidando ainda para a homenagem especial em comemoração ao Dia dos Aposentados, no dia 24 de janeiro de 2011.

Presente ao café, o chefe de Gabinete, Serginho Soares, lembrou a importância do Instituto. “O Itaprevi foi criado em 1990 e agora podemos garantir uma aposentadoria melhor a estes trabalhadores que durante anos deram sua contribuição ao município”.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Papai Noel chega neste sábado em Itaboraí

Para quem quiser se emocionar, será no próximo sábado, às 14 horas, no Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão, a chegada do Papai Noel em Itaboraí. O Bom Velhinho descerá de helicóptero no campo de futebol e dali seguirá em trio elétrico até a Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, onde receberá as crianças em sua casa em frente à Igreja de São João Batista. Papai Noel passará toda a tarde com as crianças, fará fotos e distribuirá brindes, além de pipoca e algodão doce.

No mesmo dia, às 20h, a cidade realizará o Auto de Natal. O evento, aberto ao público, acontecerá na sacada do prédio da Prefeitura, em frente à Praça Marechal Floriano Peixoto. A peça será contada de duas formas: Clássica-tradicional e Contemporânea - uma comparação com a realidade e será apresentada por alunos da rede municipal, bailarinos e atores locais. A comemoração conta ainda com a participação especial do Coral da Igreja Batista.

A abertura oficial do “Natal dos Sonhos” na cidade aconteceu na noite da última terça-feira, dia 07 de dezembro, com a tradicional missa na Igreja Matriz de São João Batista e a inauguração das luzes que iluminam toda a praça. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Soares e demais secretários municipais, além da Banda Municipal, que tocou músicas natalinas ao redor da praça.

Em seu discurso, Sérgio Soares lembrou que o Natal é a época de comemorar o nascimento de Jesus Cristo, prova real da existência de Deus. “Devemos refletir nesta data sobre o que erramos e o que temos que aprimorar para os próximos anos. Para mim é um orgulho estar representando o povo de Itaboraí pela terceira vez e, ao mesmo tempo, um grande desafio preparar o município para que tenha condições de implantar um empreendimento como o Comperj. Desejo a todos um Feliz Natal e um 2011 cheio de saúde, paz, felicidade e muita confraternização”, disse emocionado.

Uma grande árvore de Natal, milhares de luzes, enfeites feitos de garrafas pet´s e um presépio em tamanho real decoram os diversos canteiros e palmeiras ao redor da Praça Marechal Floriano Peixoto e a Avenida 22 de Maio.

Em função das festas de fim de ano, a tradicional feira de artesanato vai ganhar uma edição extra. A feira, que acontece todas às sextas-feiras, na Praça Alarico Antunes, Centro, acontecerá excepcionalmente nos dias 20 e 24 de dezembro, das 9h às 15h. Na feira, a população poderá encontrar vários tipos de artesanato como fuxico, bordados, bijuterias, arte em barro, biscuit, entre outros.

Itaboraí promove Encontro sobre Estratégia de Saúde da Família

Discutir o envolvimento da sociedade na definição e realização das políticas públicas na área da saúde. Este é o objetivo do I Encontro “Participação Popular na Estratégia de Saúde da Família em Itaboraí”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde e Educação Permanente.

O evento começou hoje e vai até o dia 16 de dezembro, das 8h às 16h, e vai reunir representantes da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e cerca de 300 profissionais do Programa Saúde da Família do município

Especialistas em saúde e educação também irão capacitar médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais profissionais dos PSFs para melhorar o atendimento ao público nas unidades de saúde a partir da troca de experiências e produção coletiva de materiais educativos.

“Queremos neste encontro trazer a público a necessidade de aprofundar as discussões sobre a participação de toda comunidade (técnicos, população, poder público e especialistas da área) na construção de uma nova estratégia de saúde da família em nosso município”, destaca a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Meniê Neves Carvalhal.

O I Encontro “Participação Popular na Estratégia de Saúde da Família em Itaboraí” acontece no Esporte Clube Comercial, que fica na Rua São João, nº9, Centro, Itaboraí, RJ.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolsa Família recadastra até o dia 31 de dezembro


Inscritos no Programa do Bolsa Família, que não fizeram o recadastramento dentro do prazo estabelecido (outubro), tem até o próximo dia 31 de dezembro para comparecer ao posto do Bolsa Família, na Rua José Antônio Martins, 256, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, e efetuarem o desbloqueio do seu benefício.

Em seguida, o beneficiário titular poderá se recadastrar com a seguinte documentação: Identidade, CPF, Título de eleitor, Comprovante de residência, Certidão de Nascimento, Carteira de trabalho (maiores de 18 anos), Declaração escolar (que tenham entre 7 e 17 anos de idade), contracheque atual (caso algum membro da família possua), Cartão do posto de saúde (PSF). Os documentos devem ser originais e de todos que residem no domicílio.

De acordo com a Coordenadora do Bolsa Família, Ana Shirley da Silva, o recadastramento deve ser feito a cada dois anos, para atualização dos dados das famílias beneficiadas. “Mais de 3 mil pessoas estão regularizadas no programa. Conseguimos atingir uma média de 75% ”, concluiu Ana Shirley, acrescentando que a partir de janeiro, quem não estiver, devidamente recadastrado, terá o seu benefício cancelado.

Hoje, o Programa faz o acompanhamento das famílias com problemas de condicionalidade, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Serviço Social do Bolsa Família.

Esperança é campeã municipal de 2010

Muitas surpresas ficaram guardadas para a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Adulto. As mais de 800 pessoas que estiveram presentes no Estádio Municipal Alziro de Almeida no último domingo (12), entre elas o Prefeito de Itaboraí Sérgio Soares, assistiram a um jogo muito disputado e com fortes emoções, que consagrou o time Esperança campeão municipal 2010.

No primeiro tempo o jogo começou morno, com as equipes apreensivas. Os gols só saíram no 2º tempo, quando a disputa começou a esquentar. Quem saiu a frente no placar foi a equipe do Ferroviário. Mais perto do título, o time de Visconde, favorito desde a primeira fase da competição, teve uma oportunidade de decidir a competição, após sofrer pênalti, que foi perdido. Com isso, a equipe do Esperança aproveitou a oportunidade e, no final do 2º tempo, empatou o jogo levando a decisão para os pênaltis.

Com o nervosismo a flor da pele, alguns jogadores acabaram perdendo a oportunidade de fechar o placar da decisão. O Esperança levou a melhor e conquistou seu primeiro título municipal. A campeã fez uma grande festa que começou no Alzirão e durou até a madrugada na Reta.

Estudantes exibem talentos na 2ª Expo Arte

A Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa realiza nesta terça-feira (14/12) a 2ª Expo Arte. Com o tema de Natal, serão apresentados trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos gratuitos oferecidos no local, a partir das 14h.

Realizado pela Secretaria de Educação e Cultura, a exposição conta com peças confeccionadas pelos alunos dos cursos de patchwork (trabalhos feitos com pedaços de tecidos), pintura em tecido e tela, aplicação em sandália e blusa, biscuit (modelagem), tear, bonecas de pano, desenho artístico, além de desfile de moda (do curso de corte e costura) e exposição de desenhos artísticos de unhas (do curso de manicure).

De acordo com a diretora da Escola de Artes e Ofícios, Aida Célia Duarte, o evento proporcionará interação entre alunos, professores e comunidade. “Nosso objetivo é divulgar o trabalho desses alunos que já obtêm sustento com as peças que produzem. Temos muitos talentos aqui”. Ainda segundo a diretora, os alunos aptos receberão os certificados de participação dos cursos.

A escola foi fundada em 1990, no primeiro governo do atual prefeito Sérgio Soares. Os cursos são oferecidos para os alunos da rede municipal de ensino e a comunidade local, sendo ministrados uma vez por semana, com duração de 2h a 4h, dependendo da área escolhida.

A Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa fica na Rua Coronel Antônio Leal, nº 53, Centro. O evento acontecerá das 14h às 18h. Mais informações: 3639-1507.
Vestidos longos, ternos e muitas lágrimas de emoção. Assim foi a noite do ultimo domingo para 13 Guardas Mirins que completavam 15 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou para eles uma grande festa de aniversário no Rotary Club. O evento também comemorou a formatura e a saída dos mesmos do projeto.

Na presença da secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, da subsecretária de Desenvolvimento Social, Suely Nunes, do coordenador do projeto, Renato Gonzáles e dos professores da Guarda Mirim, os adolescentes receberam certificados, distribuíram placas para os homenageados e dançaram a grande valsa simbolizando a passagem da infância para a adolescência.

Emocionada com a festa de 15 anos de sua filha Neudiane Figueiredo, a técnica de enfermagem Claudinéia Figueiredo, afirmou que nos cinco anos em que a filha participou do projeto melhorou bastante o comportamento. “Ela era muito tímida; agora fala com as pessoas, consegue olhar nos olhos. Também me sinto muito realizada por ela ter uma festa de 15 anos. Com o que ganho nunca conseguiria dar uma festa a ela”, declarou.

A mãe de Douglas Ribeiro, Patrícia Ribeiro, também estava muito feliz. “Ele quis desistir, mas eu não deixava. A Guarda me ajudou a educar meu filho. Ttinha medo que ele se envolvesse com a violência da rua, já que eu trabalhava fora. O projeto foi essencial para torná-lo um bom homem”, disse.

Rosana da Silva Rosa, que representava o prefeito, ressaltou em seu discurso a importância de se viver em equipe e o papel da família e do projeto para a formação de bons cidadãos. “A Guarda Mirim faz um trabalho lindo que só merece elogios. Agora, meninos, sonhem muito e realizem. Vocês merecem ser felizes”, finalizou.

ADI treina forte para estrear no Estadual

De olho no Campeonato Estadual da Série C de 2011, a Associação Desportiva Itaboraí (ADI) retomou as atividades na última terça-feira (7). A equipe já está trabalhando forte em busca da vaga para a Série B de 2012.

Após a fase de avaliações para formação do time principal, realizada na semana passada, a ADI começa esta semana trabalhar o condicionamento físico e a parte técnica dos jogadores. De acordo com Ronaldo da Fonseca, novo administrador geral da ADI, as maiores necessidades do time são zagueiros e atacantes, e são nestas áreas que estão sendo concentradas as novas contratações.

O time estreia no Estadual de 2011 no dia 12 de fevereiro. Segundo o técnico da equipe, Sebastião Menezes, a comissão técnica fez uma avaliação da temporada de 2010 e o resultado foi positivo, mas alguns detalhes precisam ser melhorados para que a equipe alcance o seu objetivo. Ele diz ainda que o grupo no qual a ADI ficou (grupo E) não é tão fácil quanto parece.

“Tem duas estreias nesta chave: a equipe de Búzios e Apollo. Por não conhecer o trabalho delas, temos que respeitar, pois elas podem surpreender. As outras equipes são o Bela Vista, que está retornando este ano, o Juventus e o Nova Cidade, que são equipes fortes, e sempre apresentam bons times. Então vai ser difícil, mas temos que trabalhar forte e bem concentrados”, disse.
No primeiro confronto da ADI, o time enfrenta a estreante equipe de Búzios. O jogo será no Alzirão.

Alunos recebem apostilas do curso de informática

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí, através do Centro de Capacitação Profissional, realizará a cerimônia de entrega das apostilas do curso gratuito de Informática, na próxima terça-feira (14/12), às 18h, na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu.

Cerca de 450 estudantes receberão o material didático, doado pela Petrobras em parceria com a Prefeitura de Itaboraí. Ao oferecer os cursos gratuitos, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo pretende qualificar a população já visando as vagas de empregos que serão abertas em virtude da implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

“A nossa intenção é proporcionar aos alunos melhores condições de estudo e, com isso, incentivá-los a continuar o aprendizado que irá beneficiá-los num futuro bem próximo com a instalação do Comperj”, afirma o secretário Ricardo Guimarães.

Educação reuni estudantes na Praça de Itaboraí

Mostrar o que aprenderam com o Programa Mais Educação. Foi com este objetivo que centenas de alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí se reuniram na Quadra de Esportes Manoel Ângelo Áreas Campos, na Praça Marechal Floriano Peixoto, na última sexta-feira (10/12). Os alunos participaram de um momento de confraternização e integração com estudantes de outras escolas.

“Este encontro é a realização de um trabalho promovido nas escolas e que tem nos dado muito orgulho. Os alunos aprendem a parte disciplinar e a coordenação motora, o que tem tornado a escola mais atrativa”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa. O 1º Encontro Municipal de Educação em Tempo Integral do Programa Mais Educação contou com diversas apresentações, como música, judô, desenho, banda, canto coral, jiu-jitsu, capoeira, letramento, hip hop, ginástica rítmica, coreografia e dança.

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Governo Federal, o programa tem como proposta a Educação em tempo integral e visa proporcionar aos estudantes uma escola integrada e com atividades que os estimulem. A aluna e participante do programa, Jéssica Silva, 13 anos contou sua experiência. “No começo eu fiquei nervosa quanto vi tantas pessoas, depois relaxei, porque sei que todos estão aqui para mostrar o que aprenderam”.

Em Itaboraí, o projeto atende atualmente 24 escolas municipais, com aproximadamente 2,6 mil alunos inscritos. As escolas participantes funcionam com seis oficinas cada, abrangendo as atividades de acompanhamento pedagógico, cultura e artes, cultura digital e comunicação e uso das mídias.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sine Itaboraí é aberto à população

Seis meses após anunciar a implantação do Sine em Itaboraí, o ministro Carlos Lupi cumpre sua promessa e volta à cidade para a inauguração do posto, nesta sexta-feira (10/12). Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento, que reuniu o prefeito Sérgio Soares, o vice Rafael Vitorino, além dos secretários de Governo, Luiz Vieira; de Habitação e Integração Regional, Silvia Lessa; de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, além de vereadores e representantes de municípios vizinhos.

“Venho lutando desde o início da minha gestão para a implantação do Centro Nacional de Empregos. Já encaminhamos inúmeras pessoas para o mercado e este trabalho vai continuar. Muitas vezes o empregador exige alguma qualificação, por isso estamos oferecendo diversos cursos profissionalizantes. Temos que capacitar nossa população”, discursou o prefeito Sérgio Soares.

Através da Secretaria de Trabalho e Renda, o posto vai oferecer cadastros de vagas oferecidas pelas empresas. No órgão, o cidadão vai poder requerer Carteira de Trabalho, solicitar seguro-desemprego, obter informações sobre direitos e deveres do trabalhador e também inscrever-se em cursos profissionalizantes.

“O povo de Itaboraí precisa de mais oportunidades de emprego. Há muita gente desempregada em nossa cidade. Quero me inscrever e já trouxe meu currículo, preciso muito trabalhar,” disse a moradora Marília da Assunção.

Muito aplaudido, Carlos Lupi alertou a população para a importância de ter uma qualificação profissional. “Nosso governo está investindo bilhões de reais no Pólo Petroquímico, que nos próximos 10 anos vai gerar 200 mil empregos. A cidade vai dobrar neste período e vocês precisam se preparar, correr contra o tempo. Itaboraí tem tudo para um futuro promissor,” disse o ministro, parabenizando ainda o secretário de Trabalho e Renda, Saíde Abrão, pelo espaço montado para receber a população.

“Do Sine o trabalhador vai passar por uma triagem e ser encaminhado diretamente à empresa onde fará a entrevista. Alerto e confirmo tudo o que já foi dito aqui anteriormente. Itaboraí está crescendo, os empregos estão vindo e nossa população não pode ficar parada”, explicou Saíde.

A sede do Sine fica na Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro. O atendimento será realizado das 8h às 17 horas.