terça-feira, 22 de março de 2011

Semana de Luta contra Tuberculose vai até quinta-feira (24/03)

Na quinta-feira, dia 24/03, quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, serão distribuídos panfletos em estabelecimentos comerciais, escolas e igrejas com dicas de prevenção e conscientização para quem quiser se informar melhor sobre a doença.

Além disso, todas as unidades básicas de saúde e postos de saúde da família estarão realizando atividades educativas para sensibilizar a população sobre sinais e sintomas da tuberculose. Quem estiver apresentando tosse contínua por mais de três semanas poderá fazer gratuitamente o exame de baciloscopia, realizado com o escarro do suspeito de ser vítima da doença. O resultado fica pronto no mesmo dia.

Queremos mobilizar a comunidade para procurar atendimento. Quem não puder comparecer esta semana, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o teste. Cada paciente com tuberculose sem tratamento pode contaminar de 10 a 15 pessoas. Porém, ainda há muito preconceito e desinformação sobre a doença, além de uma grande resistência ao medicamento”, alertou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Maria José. O procedimento também é estendido aos familiares que residem com a pessoa infectada.

Sintomas - A tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta os pulmões e outros órgãos. Os sintomas mais comuns são tosses persistentes por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa e emagrecimento acentuado. O tratamento é realizado na rede pública de saúde durante seis meses, sem interrupção, com 100% de cura. Depois de 15 dias tomando o medicamento, a doença não é mais transmitida.