segunda-feira, 21 de março de 2011

PSFs de Nova Cidade e Reta Velha vão ganhar consultórios odontológicos

Até maio deste ano, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, inaugura dois novos consultórios odontológicos na cidade: um no PSF de Nova Cidade e outro no PSF de Reta Velha. O anúncio foi feito na última sexta-feira (18/03) durante a inauguração do novo espaço de saúde bucal localizado no Posto de Saúde da Família de Jardim Planalto, em Marambaia.

“A população de Itaboraí é imensa e carente deste tipo de serviço. Nossa meta é abrir consultórios odontológicos em todas as unidades de saúde deste município, ampliando o atendimento e levando mais qualidade de vida às comunidades”, explica o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Paulo Alberto do Nascimento. Com a inauguração do novo posto odontológico, a cidade passa a contar com oito consultórios de saúde bucal em funcionamento nos PSFs de Bairro Amaral, Areal, Pachecos, São José, Cabuçu, Marambaia e Joaquim de Oliveira.

O serviço vai beneficiar as 2.772 famílias já cadastradas no PSF de Jardim Planalto. Crianças, adultos e idosos poderão fazer tratamento de restauração, extração de dentes, aplicação de flúor, higienização oral, raspagem, de tártaro, entre outros cuidados bucais. A previsão é de que sejam realizados 440 atendimentos individuais por mês.

Para o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Carlos Alberto Chaves, o trabalho desenvolvido pelas equipes da Saúde da Família é fundamental, porque atua na prevenção das doenças, o que garante bons resultados à comunidade. “Estamos investindo em todas as áreas e não poderíamos deixar de efetuar melhorias no setor odontológico, pois sabemos que a saúde começa pela boca. Nosso objetivo é estender este apoio a todos os PSF´s do município, ampliando, assim, o atendimento à saúde bucal”, frisou.

O vice-prefeito Rafael Vitorino, um dos responsáveis pela implantação do consultório odontológico no bairro, disse que a administração pública tem olhado com carinho para o Distrito de Marambaia. “Este consultório odontológico foi um sonho que agora se torna realidade para o povo carente de Jardim Planalto, que não tem condições de pagar por um dentista. A cada dia estamos procurando melhorar os serviços de saúde do município. Essa é uma das metas do nosso governo”, comemorou.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Soares; da secretária municipal de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa; do secretário municipal de Meio Ambiente, Adelmo Santos; do presidente do Serviço de Águas e Esgotos, André Freitas; da vice-presidente do Projeto Conviver com o Idoso, Tânia Conceição; do vereador Valdir Batista (PT); da subsecretária da rede de atenção básica, Viviane Alves de Sousa, e da diretora da Policlínica de Manilha, Simone Pires.

ATENDIMENTO - O atendimento odontológico é feito através de consultas e tratamentos pré-agendados, ou atendimento de emergência. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.