segunda-feira, 28 de março de 2011

Direitos dos ostomizados foi tema de palestra em Itaboraí

Além de ter acesso a um dos direitos mais básicos - às bolsas coletoras - pacientes ostomizados dos municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim tiveram a chance de aprender mais sobre os benefícios legais a que tem direito. Na última sexta-feira (25/03) foi realizado, no Pólo de Atenção às Pessoas Ostomizadas da Região Metropolitana II, em funcionamento na Policlínica de Manilha, palestra com orientações sobre questões sociais que influenciam na cidadania e na qualidade de vida dos pacientes.

“Os ostomizados são classificados como deficientes físicos. Desta forma, eles ganham o amparo de um significativo conjunto de leis, que regulamentam os direitos dos deficientes no Brasil, nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Além disso, um expressivo número de ostomizados convive com a condição de pacientes com câncer, que é considerada uma moléstia grave. Portanto, seus portadores também são contemplados com outros benefícios sociais”, explica a assistente social, Cláudia Alonso.

Dentre os benefícios estão: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, isenção de imposto de renda na aposentadoria, isenção de ICMS, IPI e IPVA para veículos adaptados, quitação do financiamento da casa própria, saque do FGTS e do PIS e passe livre. A lista completa pode ser acessada através do link http://www.inca.gov.br/publicacoes/DireitosPacientesCancer.pdf.

Ostomizada há quatro anos, a enfermeira aposentada, Edith de Almeida Goulart, 85 anos, moradora do Centro da cidade, afirma que convive tranquilamente com a sua “bolsinha”. “Gosto muito destas reuniões. Além de recebermos nosso kit mensal, somos informados das novidades e recebemos orientações importantes para nosso dia a dia”, disse.

Desde 2008 o programa de ostomizados funciona em Itaboraí. Atualmente 72 pacientes estão cadastrados para receber, mensalmente, um kit contendo 10 bolsas coletoras de colostomia ou urostomia e material como gazes, luvas, álcool, soro fisiológico, entre outros itens, dependendo da avaliação médica. Mais informações pelos tels. 2635-9577 ou 2635-9296.

O que é ostomia?

Ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. A nova abertura que se cria com o exterior, chama-se ostoma. A razão para se criar uma ostoma ocorre por motivo de perfurações acidentais no abdômen, câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga. Pacientes portadores de traqueostomia e os que usam cateteres ou sondas, também são considerados ostomizados.